Casa da Cultura da Sertã recebe Concerto de Percussão e Acordeão a 13 de novembro
A Casa da Cultura da Sertã acolhe a 13 de novembro, às 21 horas, o concerto do percussionista Álvaro Cortez a que se junta o acordeonista Fernando Brites.
O concerto terá início com “Piazonore”, de Alexej Gerassimez, e do reportório fazem também parte “Rhythmic Caprice” em marimba, que irá “elevar os poderes técnicos e artísticos do instrumento”, e a Sonata n.º 1 de Alexander Nagayaev, “uma das obras mais importantes no reportório para acordeão solo” vincada “pela exuberância sonora e construção orquestral”. O espectáculo finalizará com “From the bottom of the soul” de Krystian Skubala em dois movimentos. Promovido pelo Município da Sertã, o concerto tem entrada livre, por ordem de chegada e mediante lugares sentados disponíveis.
Álvaro Cortez venceu mais de 20 prémios nacionais e internacionais, como Universal Marimba Competition, Bélgica e Jeju International Music Competition na Coreia do Sul e Prémios Jovens Músicos entre outros. É um pioneiro no palco global da percussão, conciliando a “técnica meticulosa, a inteligência musical e um senso de leveza, as suas performances únicas são imbuídas de energia, paixão e poder que ressoam em todos os tipos de público”. Nas palavras da conceituada pianista Maria João Pires, Álvaro Cortez é “irreverente, brilhante e ambicioso”. Apresenta-se frequentemente em festivais pela Europa, Ásia e América do Sul. Atualmente é artista convidado na Opera Del Liceu de Barcelona e recentemente foi seleccionado para gravar um CD na Orpheus Classical Music Label.