Caminhos de Santiago: desenho de setubalense eleito para evento mundial
Um desenho elaborado por um designer da Câmara Municipal de Setúbal foi o eleito, a nível mundial, para a elaboração de tapetes de arte efémera a realizar no âmbito das comemorações dos Caminhos de Santiago em 2022.
O trabalho é composto por elementos alusivos aos Caminhos de Santiago de Compostela e ao Ano Santo Xacobeo, designadamente a concha, o peregrino e a cruz de Santiago.
O vencedor do concurso, António Cunha, da Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Setúbal, vai ver a sua obra de arte desenhada nos cinco continentes a 25 de Julho, Dia de Santiago, num evento mundial de tapetes efémeros promovido pela Comissão Gestora de Entidades Alfombristas do Caminho de Santiago.
“Não consigo explicar em que estado emocional me sinto, mas os setubalenses podem orgulhar-se, porque Setúbal acabou de entrar na história da arte efémera”, assinala Isabel Curto Castan, impulsionadora de diversas iniciativas desta arte em Setúbal, com o contributo, nos últimos anos, de António Cunha.
O trabalho do designer setubalense concorreu com 33 desenhos de artistas de diversos países de todo o mundo.
Em 2022, vai servir de modelo para as perto de 300 delegações em todo o mundo inscritas nos Alfombristas do Caminho de Santiago produzirem, em simultâneo, tapetes de arte efémera.
O designer António Cunha foi homenageado esta tarde na Câmara Municipal de Setúbal numa cerimónia com a presença da vereadora Carla Guerreiro, de Isabel Castan, de diversos colegas e de pessoas associadas à produção de arte efémera.