Câmara de Vila do Conde vai promover a “Semana do Pescador”

Câmara de Vila do Conde vai promover a “Semana do Pescador”
Fotografia: DR

Vila do Conde tem a maior comunidade piscatória do País e, por isso, a Câmara Municipal vai organizar, com a colaboração de vários agentes ligados ao sector das pescas (empresarial,associativo, ensino e investigação, cultural e autarquias locais), a Semana do Pescador, uma iniciativa no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, assinalado a 31 de Maio.

O anúncio foi feito, hoje, em conferência de imprensa pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, que referiu que o objectivo é “homenagear o Pescador enquanto homem, profissional e figura incontornável da nossa comunidade, assinalando a importância do sector piscatório no nosso concelho”.

Vítor Costa explicou ainda que este grande evento anual terá também como propósito “demonstrar a importância da actividade das pescas na economia local e o impacto que tem no tecido social vilacondense, muito particularmente nas comunidades mais tradicionais como Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã”.

A primeira edição da Semana do Pescador decorrerá entre 26 e 31 de Maio e o Presidente da Câmara revelou que o “maior destaque do programa é a Mostra Gastronómica, a ter lugar nas Caxinas numa tenda que será instalada para o efeito”.

Neste local, os visitantes poderão encontrar espaços para restaurantes, conserveiras e outras empresas do sector alimentar das pescas, sendo que os interessados em participar devem proceder à sua inscrição na Loja Interactiva de Turismo de Vila do Conde. Serão ainda realizadas sessões de showcooking/ demonstrações gastronómicas e espectáculos de folclore alusivos à actividade piscatória.

Do programa da Semana do Pescador destacam-se ainda tertúlias e exposição no Mercado das Caxinas, workshops, oficinas de saberes, animação de rua, acções nas escolas, visitas guiadas aos núcleos piscatórios, bota abaixo e uma recreação histórica da chegada de uma “Catraia”.

No dia 31 de Maio, Dia Nacional do Pescador, terão lugar as habituais cerimónias religiosas, que se revestem de enorme simbolismo, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes e no Memorial aos Náufragos.

O Presidente da Câmara Municipal manifestou o seu reconhecimento a todos quantos irão colaborar nesta iniciativa e no objectivo de projectar a Semana do Pescador a nível nacional, fazendo evidenciar a dimensão e a grande relevância do sector pesqueiro no nosso Concelho.