Basílica Real de Castro Verde reabre ao público a 18 de Março

Basílica Real de Castro Verde reabre ao público a 18 de Março
Fotografia: D.R.

A Basílica Real de Castro Verde reabre oficialmente ao público no próximo dia 18 de Março de 2023 (sábado), pelas 15h30, após um longo período de encerramento devido ao complexo processo de reabilitação e manutenção, nomeadamente a pintura do belíssimo teto pintado e dos respectivos tímpanos.

A cerimónia de reabertura da Basílica Real será presidida pela Sra. Secretária de Estado da Cultura, Dra. Isabel Cordeiro, e contará com a presença do Sr. Bispo de Beja, D. João Marcos, e do Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito.

Recorde-se que, desde 2017, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, a Fábrica da Igreja Paroquial de Castro Verde tem vindo a promover um auspicioso processo de requalificação e manutenção da Basílica Real de Castro Verde, contando igualmente com a colaboração da Direcção Regional de Cultura e da empresa mineira Somincor.

Numa primeira fase foi possível proceder à pintura integral do exterior do monumento, limpeza e tratamento do telhado, portas e janelas, devolvendo ao mesmo natural dignidade. Seguiu-se a conservação e restauro da pintura do coro alto e do nártex e, depois, o mural dos tímpanos e o teto pintado. Foi este processo muito amplo e participado que permitiu a classificação da Basílica de Castro Verde como Monumento Nacional.

A reabilitação da Basílica Real de Castro Verde representa um investimento que ascende a mais de €446.000 e contou com o envolvimento do Município de Castro Verde, da Fábrica Paroquial de Castro Verde, da Direcção Regional de Cultura e o mecenato da empresa mineira SOMINCOR e da União de Freguesias e Castro Verde e Casével.