Alentejo estreia-se a norte com mais de uma centena de vinhos em prova

Alentejo estreia-se a norte com mais de uma centena de vinhos em prova
Fotografia: D.R.

Com os olhos postos nos consumidores do Norte, vai realizar-se pela primeira vez o evento “Vinhos do Alentejo no Porto” onde estarão presentes cerca de 150 vinhos e 23 produtores e enólogos da região. A iniciativa está agendada para os dias 04 e 05 de novembro no WOW – World of Wine (Rua do Choupelo 39, 4400-088, Vila Nova de Gaia).

O evento “Vinhos do Alentejo no Porto” abre as portas às 17h00 de sexta-feira, dia 04 de novembro, e até às 21h30 todos os amantes de vinhos vão poder degustar brancos; tintos e rosés de mais de duas dezenas de produtores alentejanos. Já no dia seguinte, sábado, 05 de novembro, a iniciativa abre às 15h00 e termina às 21h00.

A entrada tem o custo de 10 euros por pessoa e inclui o copo reutilizável, que permitirá aceder às provas dos diferentes vinhos, castas e aromas dos produtores presentes.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), responsável pela iniciativa, pretende dar a conhecer novas colheitas e referências a norte, proporcionando um bom momento de convívio e aprendizagem aos mais de 1500 visitantes estimados.

Entre as provas poderão ser encontrados vinhos dos seguintes produtores: Elite Vinhos; Monte das Bagas de Ouro; Herdade Grande; Ímpar Vinhos; Sovibor; Herdade do Peso; Quinta do Quetzal; Carmim; Monte do Pintor; Herdade do Perdigão; Herdade dos Grous; Adega de Borba; Herdade Aldeia de Cima; Bacalhôa Vinhos de Portugal; Rocim Wines; Casa de Santa Vitória; Reynolds Wine Growers; Quinta do Paral; Monte da Bonança; Tiago Cabaço Winery; Abegoaria; J Costa Vargas / Ovelha Negra Wines; e Herdade dos Lagos.

Sobre a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana:

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.