"A Hora Alternativa” do projecto SHAPE

"A Hora Alternativa” do projecto SHAPE
Foto: DR

Quando os rapazes e raparigas que não praticam a religião se tornam um incómodo para a escola, o director decide confiá-los a um professor de música para o concerto de fim de ano.

 

Trata-se da série "A Hora Alternativa", o novo formato produzido pela WeWorld - uma organização empenhada há 50 anos em garantir os direitos das mulheres, das raparigas e das crianças em 27 países do mundo - sob a assinatura da Koala Production, a produtora independente sediada em Roma de Ali, Mouadh e Takoua Ben Mohamed.

 

“A Hora Alternativa” é um mosaico de histórias composto por jovens personagens de diferentes origens, unidos pelo facto de não frequentarem as aulas de religião. Normalmente, cada um deles passa esse tempo livremente; há os que estudam na biblioteca, os que se sentam ao computador, os que se sentam no bar, os que fumam na casa de banho e os que gostam de criar agitação na escola. Um dia, o diretor apercebe-se que esta situação está a tornar-se um problema e vê uma oportunidade para a resolver quando um professor de música propõe organizar um concerto de fim de ano. No entanto, o professor não está satisfeito com esta decisão e as novas presenças na turma alteram completamente o equilíbrio. Os quatro episódios decorrem no mesmo período de tempo e têm a mesma sequência de acontecimentos, com um ponto de vista diferente para cada episódio. De facto, cada episódio tem uma nova personagem principal, uma história própria e um tema diferente. No entanto, a união das quatro histórias, justapostas e entrelaçadas, dá um sentido universal que surgirá no último episódio.

 

A série completa pode ser vista em https://www.youtube.com/playlist?list=PLEZYRk49yFihXu-kBtO0IhvYGUsz6AICF

 

A série "A Hora Alternativa" foi criada no âmbito do projecto SHAPE (SHaring Actions for the Participation and Empowerment of migrant communities and Local Authorities), que respondeu ao convite europeu à apresentação de propostas AMIF (Transnational Actions on Asylum, Migration and Integration), com o objetivo de promover a participação das comunidades migrantes e das pessoas oriundas da imigração nos processos democráticos e na concepção e implementação de políticas de integração.

 

O projecto conta com a participação de parceiros dos Municípios de Lousada e Estugarda, ALDA (rede internacional), das Organizações Não Governamentais WeWorld, Fondation Artmisszio (Hungria), RightChallenge (Portugal), Jesuit Refugee Service (Croácia), LAKA (Alemanha) e da associação CONNGI - Coordinamento Nazionale Nuove Generazioni Italiane. Para além dos parceiros, participam também no projecto os Municípios de Milão e Bolonha, a associação Cittàmondo (MI) e o Município de Budapeste (parte da rede Eurocities).

 

A série vai ser distribuída em toda a Europa, legendada em inglês e nas diferentes línguas dos parceiros participantes.