80 jovens, três dias e uma missão à Lua: Pavilhão do Conhecimento recebe ESA Space Adventure
É já nos próximos dias 9, 10 e 11 de Agosto que o Pavilhão do Conhecimento se vai transformar numa base lunar para receber a “Space Adventure: Missão Lua”. Nesta iniciativa da ESA Education, em parceria com o ESERO Portugal e a Ciência Viva, participam cerca de 80 jovens dos 12 aos 15 anos de diferentes zonas do país. O objectivo? Consciencializá-los para os temas do Espaço e para a possibilidade de seguirem carreiras nesta área em crescimento e com tantas aplicações no nosso planeta.
Entre os estados membros com programa ESERO que se candidataram, a ESA seleccionou quatro locais na Europa para realizar a “Space Adventure”: Portugal, Espanha, França e Polónia. Portugal será o único país com uma experiência imersiva. Durante os três dias, os participantes vão trabalhar em equipa e construir antenas, cultivar vegetais em hidroponia – um sistema de cultivo sem solo –, treinar, comer como um verdadeiro astronauta, e simular uma actividade fora do veículo espacial. Os cerca de 80 jovens vão ser divididos em quatro grupos de 20 elementos, que serão distribuídos pelas diferentes actividades.
Ao longo da experiência, os participantes têm contacto com especialistas de diferentes áreas, em que destacamos a astronauta análoga Ana Pires (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, da Universidade do Porto) e o astrónomo Pedro Russo, da Universidade de Leiden e também da Direcção da Ciência Viva.
No primeiro dia da acção, o Pavilhão do Conhecimento recebe os participantes a partir das 10.00. Ana Noronha, Directora Executiva da Ciência Viva, e Hugo Costa, da Direcção da Agência Espacial Portuguesa, conduzem a sessão de boas-vindas no Auditório José Mariano Gago.
Para além das actividades lunares, a “Space Adventure: Missão Lua” envolve uma sessão de cinema comentada por especialistas, a construção de rockets com os RED – Técnico Lisboa e a actividade “Constrói o teu Lander!”, em que os estudantes vão criar uma cápsula protectora com a qual poderiam aterrar noutro planeta. E o assunto é delicado, porque a cápsula e respectivo paraquedas vão ser testados para proteger a queda de... um ovo!
A “Space Adventure: Missão Lua” associa-se ao programa da Ciência Viva “Bairros Saudáveis”, pela inclusão social.
A iniciativa conta com o apoio de: Agência Espacial Portuguesa, Eurodome, Comulti, Associação de Radioamadores da Região de Lisboa, Instituto Superior Técnico e Universidade de Lisboa.
Programa completo aqui
Mais informação em www.esero.pt/esa-space-adventure/missao-lua