7º Festival Internacional de Cartoons Escolares recebeu mais de 3.000 trabalhos

7º Festival Internacional de Cartoons Escolares recebeu mais de 3.000 trabalhos
Foto: DR

O Festival Internacional de Cartoons Escolares organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, com o apoio do Município de Tondela, recebeu este ano 3.600 desenhos de 80 países, dos quatro cantos do mundo.

 

Esta 7ª edição contou com a participação de alunos de Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Índia, Rússia, Ucrânia, Turquia, Grécia, China, Brasil, Israel, Estados Unidos, México, Cuba, Irão, Bulgária e Indonésia, entre outros. O Irão e a Turquia foram as nações que submeteram mais trabalhos.

 

Pela primeira vez participaram na iniciativa estabelecimentos de ensino de Israel e do Panamá. Por Portugal concorreram 20 escolas.

 

Os 25 vencedores do 7º Festival Internacional de Cartoons Escolares foram conhecidos na tarde desta quarta-feira (08 de maio), numa cerimónia que encheu o auditório da ACERT e que contou com a participação da presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e do vereador com o pelouro da Educação, João Carlos Figueiredo.

 

Entre os premiados estão 13 alunos, do pré-escolar ao secundário, do Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo. Há ainda três estudantes nacionais galardoados e quatro estrangeiros (Turquia, Irão e Indonésia). Na categoria profissional foram entregues três prémios e uma menção honrosa a artistas do Chipre, Irão, Turquia e Bulgária.

 

Os 25 melhores trabalhos que concorreram ao festival estão agora expostos na Galeria da ACERT. A mostra tem nesta edição a “Liberdade” como tema, isto no ano em que se assinala meio século do 25 de Abril. Os trabalhos poderão ser vistos até ao dia 22 de maio.

 

O Festival Internacional de Cartoons Escolares é o único no mundo que tem associado um concurso aberto à participação de alunos de escolas dos cinco continentes.

 

Esta iniciativa, que acontece desde 2018, foi lançada com o objetivo de proporcionar novas linguagens gráficas aos alunos do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, estimulando a capacidade de comunicação, o sentido crítico e estético.

 

A “Saúde” será o tema a trabalhar na próxima edição do festival.

 

 cm-tondela