2.ª Caminhada no Ritmo da Saúde regressa à Marginal de Vila Nova de Gaia

A iniciativa, promovida pelo Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP), tem como objectivo sensibilizar a população para os benefícios da actividade física na promoção da saúde e do bem-estar.
O GECP, em parceria com a NORTORAC (Associação Norte de Apoio Ao Estudo dos Tumores Torácicos), e com o programa ONCOMOVE da AICSO (Associação de Investigação de Cuidados de Suporte em Oncologia), e com o apoio de diversos parceiros, irá organizar, no próximo dia 18 de Maio, a 2.ª Caminhada no Ritmo da Saúde. A iniciativa decorrerá ao longo da marginal de Vila Nova de Gaia, num percurso total de 5 quilómetros (ida e volta).
A caminhada vem reforçar o compromisso destas entidades na sensibilização da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro do pulmão, além de promover hábitos de vida saudáveis. Paralelamente, realizando-se no Dia Europeu da Enfermagem Oncológica, pretende também destacar o papel essencial dos enfermeiros oncológicos que, pela sua proximidade com os doentes e pelo acompanhamento contínuo que prestam ao longo de todas as fases da doença, são peças-chave na humanização dos cuidados de saúde e na educação para a saúde. A Dr.ª Ana Barroso, membro da direcção do GECP, salienta que “esta caminhada simboliza, não só a importância da actividade física, mas também o reconhecimento do trabalho destes profissionais na luta contra o cancro”.
Esta iniciativa simboliza o poder da união entre profissionais de saúde e a comunidade. Ao caminharmos juntos, damos visibilidade à importância da prevenção e reforçamos a ideia de que cada passo conta na promoção da saúde.
Aberta a participantes de todas as idades, a 2.ª Caminhada no Ritmo da Saúde convida novamente toda a comunidade a envolver-se activamente na promoção da saúde e no apoio à luta contra o cancro. “Esta segunda edição é a confirmação de que a comunidade quer e pode ser parte activa na mudança. Caminhar pela saúde é um gesto simples, mas com grande impacto na construção de uma sociedade mais saudável e consciente”, refere a coordenadora da Unidade Multidisciplinar de Tumores Torácicos (UMTT) da ULS de Gaia e Espinho.
A prática regular de actividade física, mesmo quando se tem cancro, está associada a inúmeros benefícios, como a redução do stress, a melhoria da qualidade do sono, o aumento da auto-estima e a promoção da saúde cardiovascular e pulmonar. Participar nesta caminhada é um investimento directo na saúde individual e colectiva.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas até 9 de Maio no website do GECP. Todos os participantes receberão um kit de oferta, com a t-shirt oficial do evento e uma peça de fruta fresca para desfrutar durante ou após o percurso.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Gaia, da Águas de Gaia e da Douro Marina que se juntam ao GECP, à ONCOMOVE e à NORTORAC para fazer da 2.ª Caminhada no Ritmo da Saúde um sucesso renovado.
Sobre o cancro do pulmão:
O cancro do pulmão é dos cancros mais frequentes no Mundo, sendo o principal factor causal o tabaco. Em 2022, em Portugal, foram diagnosticados mais de 5 mil novos casos de cancro do pulmão, representando a terceira neoplasia mais frequente. É a principal causa de morte por doença oncológica e estima-se que, em Portugal, tenha sido responsável por 5.077 mortes em 2022.
Sobre o GECP:
O Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão surgiu no ano 2000 como resultado de uma ampla necessidade de juntar esforços na promoção do conhecimento em Oncologia Pulmonar. Reúne um grupo multidisciplinar de profissionais de saúde que têm como foco o doente com cancro do pulmão, mantendo estreitas ligações com outros grupos e sociedades científicas, universidades e organizações da sociedade civil.