Câmara Municipal associa-se à campanha “Setembro Dourado” que visa sensibilizar para o cancro infantil

Câmara Municipal associa-se à campanha “Setembro Dourado” que visa sensibilizar para o cancro infantil
Fotografia: D.R.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se à campanha de sensibilização promovida pela Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, denominada “Setembro Dourado”, que tem como o objectivo sensibilizar a população para o cancro pediátrico e informar dos riscos associados à doença. Este ano a campanha, que tem como símbolo o laço dourado, apresenta-se sob o mote “O cancro do meu filho mudou tudo”. A autarquia associa-se à iniciativa com a instalação de um laço dourado, durante o mês de Setembro, na fachada do edifício dos Paços do Concelho, decorado e ilustrado por crianças e jovens do Hospital Pediátrico de Coimbra e da associação Acreditar.

Setembro é o mês internacional de sensibilização para o cancro pediátrico e a CM de Coimbra, através da Divisão de Saúde, vai associar-se, mais uma vez, à Acreditar na sua campanha de sensibilização para o cancro infantil e divulgação dos riscos associados à doença, através da divulgação da iniciativa e da exposição de um laço dourado na fachada do edifício principal dos Paços do Concelho. O objectivo da campanha é alertar para o cancro pediátrico, bem como conquistar e garantir mais qualidade de vida para doentes, sobreviventes e cuidadores. A iniciativa conta, ainda, com o apoio do Instituto Português de Oncologia e com os altos patrocínios de Sua Excelência, o Presidente da República, bem como do Presidente da Assembleia da República.

O cancro infantil, apesar de raro, regista, anualmente, cerca de 400 novos casos diagnosticados em Portugal.  Devido à sua gravidade e ao seu impacto no contexto social, a doença afecta não só os doentes, como também os seus familiares, parentes e amigos. A iniciativa “Setembro Dourado” foi criada em 1997 e pretende, pois, alertar para o cancro infantil, homenageando, desta forma, crianças e adolescentes diagnosticadas com a doença, sobreviventes, famílias, profissionais de saúde e voluntários envolvidos nesta causa. A cor dourada simboliza a força, a coragem e a resiliência de todas as crianças, jovens e respectivas famílias que lidam ou lidaram de perto com esta doença.