João Martins em sexto lugar na primeira etapa do GP Nações

A Selecção Nacional de Sub-23 entrou da melhor forma no Grande Prémio das Nações, na Polónia. Na primeira etapa da prova o jovem João Martins discutiu os primeiros lugares no sprint decisivo, tendo terminado no sexto lugar.
Entre os restantes representantes da Selecção Nacional, Lucas Lopes foi 47.º, Duarte Domingues foi 89.º e Tiago Santos foi 103.º, todos com o mesmo tempo do vencedor, o francês Emmanuel Houcou. Noah Campos, por sua vez, sofreu uma queda e chegou fora do tempo limite, terminando assim a sua participação na prova.
“Esta é a única etapa com final plano e o objectivo passava por discutir a vitória. Conseguimos terminar com o João Martins na sexta posição, mesmo sem o Noah Campos para o lançar, o que poderia ter permitido chegar aos primeiros lugares”, explica José Poeira, Seleccionador Nacional de Estrada.
A primeira etapa do Grande Prémio das Nações – Orlen Nations Grand Prix foi uma tirada de 156 quilómetros entre Łańcut e Jasło, maioritariamente plana, apesar de algum sobe e desce inicial. Foi nessa fase que se deu a movimentação do dia, com uma fuga protagonizada pelo italiano Filippo Turconi e pelo dinamarquês Kristian Egholm.
A dupla de fugitivos chegou a ter 3m35s de vantagem, mas Turconi deixou de cooperar após a vitória no sprint especial do dia. Egholm ainda aguentou, porém, acabou alcançado pelo pelotão liderado pelos Países Baixos a cerca de 38 quilómetros da meta. Aconteceu pouco depois da queda que afectou um ciclista ucraniano e o português Noah Campos.
O pelotão seguiu compacto até ao final, com o triunfo a discutir-se num sprint que sorriu ao francês Emmanuel Houcou, seguido do britânico Jed Smithson e do luxemburguês Mathieu Kockelmann.
O Grande Prémio das Nações continua esta quinta-feira, com a segunda etapa. Será uma tirada de 143,3 quilómetros, entre Jarosław e Arłamów, marcada por várias subidas e pelo final em alto, no Hotel Arłamów.