10.º Círculo de Jazz Fest anima Setúbal em Janeiro e Fevereiro

10.º Círculo de Jazz Fest  anima Setúbal  em Janeiro e Fevereiro

O 10.º Círculo de Jazz Fest proporciona, em Janeiro e Fevereiro, uma dezena de concertos de músicos portugueses e estrangeiros, em diversos equipamentos culturais da cidade de Setúbal.

O certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, conta com oito espectáculos musicais repartidos pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, espaço público do centro histórico e Fórum Municipal Luísa Todi e com duas actividades paralelas na Casa da Cultura e no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

NoA, composto por Nuno Costa, nas guitarras, Óscar Graça, no piano e teclados, e André Sousa Machado, na bateria e percussão, abre, a 30 de Janeiro, às 16h00, na Capricho, o Círculo de Jazz Fest.

O trio português, formado em 2012, apresenta, neste concerto, o álbum de estreia “Evidentualmente”, lançado em Março de 2020, tendo por base uma fusão entre a contemporaneidade da música cosmopolita e a tradição da música improvisada com origem no jazz.

Em Fevereiro, o evento é palco da apresentação oficial da Orquestra de Jazz de Setúbal, novo projecto que estará ligado umbilicalmente à Escola de Jazz da centenária Capricho Setubalense e que conta com alguns dos mais importantes músicos de jazz nacionais. O concerto está agendado para o dia 25, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

No dia seguinte, 26 de Fevereiro, na mesma sala, há um concerto em dose dupla a partir das 21h00. Na primeira parte actua o guitarrista, cantor e compositor inglês de música acústica Martin Harley. A segunda parte é preenchida pelos ritmos de jazz do Samuel Gapp Trio, acompanhado pelo quarteto de cordas String Quartet.

A 27, a Dixie Band leva os ritmos do jazz ao centro histórico da cidade, em duas actuações, às 11h00 e às 15h00, pelas ruas da Baixa comercial.

No mesmo dia, às 16h00, na Capricho, o Círculo de Jazz reserva um concerto de A Incerteza do Trio Certo, que junta o guitarrista AP (António Pedro Neves), o contrabaixista Diogo Dinis e o baterista Miguel Sampaio.

Ainda no dia 27, mas mais tarde, às 21h00, no Fórum Luísa Todi, há um concerto de João Mortágua Quarteto.

No último dia do Círculo de Jazz Fest, a 28, às 16h00, na Capricho, há um concerto de RAN, projecto formado pelos músicos de jazz e de rock Daniel Neto, na guitarra, Hugo Antunes, no baixo, e João Rijo, na bateria. Neste concerto, o trio liberta-se de fórmulas ortodoxas de composição mergulhando em algo que não só desafia a lógica mainstream como também coloca em perspectiva as fronteiras linguísticas da música actual.

O encerramento da 10.ª edição do evento é feito no dia 28, às 21h00, no Fórum, com a música dos Ogre, projecto liderado pela cantora Maria João e pelo produtor João Farinha.

Além dos bilhetes individuais, existirá um passe que permite o acesso a todos os concertos do evento, à venda na Casa da Cultura.

À margem dos concertos principais há a oportunidade de assistir, logo no início de Janeiro, a 8, às 21h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, a um concerto de Ricardo Pinheiro | Miguel Amado – LAB, combo formado por Ricardo Pinheiro, na guitarra, Miguel Amado, no baixo elétrico, Tomás Marques, no saxofone alto, e Diogo Alexandre, na bateria.

A pensar nas crianças, o Círculo de Jazz Fest reserva ainda para Fevereiro, no dia 28, pelas 11h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, uma sessão musical com João Mortágua.