Verão Arqueológico

Verão Arqueológico
Fotografia: D.R.

“Conhecer o passado para dar passos firmes no futuro

A região vai ser palco de um projecto de investigação arqueológica que tem como objectivo analisar o património no centro do país, com vista à sua compreensão, valorização, e percepção como agente potencializador de enriquecimento social, económico e cultural no território.

Com parcerias de várias instituições e organismos nacionais e internacionais, é coordenado pela Doutora Alexandra Figueiredo, professora adjunta do Instituto Politécnico de Tomar, pelo Doutor Adolfo Silveira, professor associado da Universidade Autónoma de Lisboa, pelo Doutor Cláudio Monteiro, investigador do Centro de investigação de Ciências Históricas e da CAAPortugal e pelo Doutor Anderson Tognoli, docente da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Mantendo uma equipa dinâmica e diversificada, altamente especializada em vários domínios da investigação, a onde se juntam colaboradores do Centro de Geociências, da Universidade de Coimbra, membros do Grupo Recreativo de Soudos e alunos de várias instituições de ensino superior, irão concentrar-se, durante o mês de Agosto, na região, para estudar os vestígios da Pré-história ao período Clássico.

Aos jovens do 9º ao 12º ano, amantes de aventura e do passado, deixam uma proposta para se juntarem e integrarem o projecto, via programa Ciência Viva no Laboratório "cienciaviva.pt", que ocorrerá nas duas últimas semanas de Agosto. As inscrições estão abertas e ainda há vagas. Almoço, jantar e alojamento são garantidos pelo projecto. Os jovens conviverão com os investigadores, repartindo todas as tarefas, tornando-se verdadeiros exploradores.

O grupo fará furor visitando sítios e descobrindo traços da ocupação humana deixadas no concelho, num trabalho que se prolongará, com uma equipa mais restrita, até Dezembro.

No dia 25 de Agosto, no Parque Natureza do Agroal, será realizado um seminário aberto à comunidade, que apresentará os resultados parciais dos trabalhos, com fins de educação patrimonial, a onde se seguirá uma visita ao património do Agroal. Por isso, junta-te ao projecto, deixa os filmes de lado, e vem ser um verdadeiro Indiana Jones.”

  

Mais informações geral@caaportugal.pt.