Caminha acolhe Jornadas sobre Gestão e Conservação de Áreas de Elevado Valor Natural

Caminha acolhe Jornadas sobre Gestão e Conservação de Áreas de Elevado Valor Natural
Caminha vai acolher sábado, dia 18 de Julho, as Jornadas sobre Gestão e Conservação de Áreas de Elevado Valor Natural, focadas no Cordão Dunar e a Mata Nacional do Camarido. As Jornadas são mais uma das iniciativas que integram o Programa Cultural Verão 2020, um programa arrojado, adaptado às imposições da DGS, que pretende resgatar a cultura para o nosso concelho e mostrar que o Concelho de Caminha é um Destino de Confiança.
As Jornadas vão decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Caminha (período da manhã) e na Mata Nacional do Camarido (período da tarde). As inscrições são gratuitas, mas são obrigatórias. A participação durante a manhã não será presencial.
As Jornadas sobre Gestão e Conservação de Áreas de Elevado Valor Natural, focadas no Cordão Dunar e a Mata Nacional do Camarido são compostas por conferência, debates, visita de campo e demonstração de gestão florestal com tracção animal. Dadas as imposições da DGS, a participação na conferência e na mesa redonda não será presencial, realizar-se-á online, somente a saída de campo será presencial.
Da conferência fazem parte as comunicações “Plantas invasoras nos sistemas dunares: seus impactes e desafios para a conservação” a cargo de Hélia Marchante, professora na Escola Superior Agrária de Coimbra e investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e “O potencial da tracção animal na gestão florestal sustentável” por João Brandão Rodrigues, presidente da Associação Portuguesa de Tracção Animal.
Seguir-se-á uma mesa redonda sobre os “Desafios na gestão de áreas de alto valor natural” moderada por Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, com os intervenientes: Hélia Marchante, João Brandão Rodrigues, Emanuel Oliveira (Técnico Consultor na área dos Fogos Florestais) e Rui Batista (representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF.
Da parte da tarde, decorrerá uma visita guiada à Mata Nacional do Camarido e Cordão Dunar, com a demonstração de boas práticas florestais com recurso à tracção animal, junto das entidades com responsabilidade na gestão da Mata Nacional do Camarido. Esta visita de campo terá com intervenientes: Emanuel Oliveira; Francisco López Núñez (Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra); João Brandão Rodrigues e Rui Batista.
A participação nas jornadas é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias. Os interessados deverão realizar a respectiva inscrição através do email aptran.mail@gmail.com ou do telemóvel 964 198 842.
Esta iniciativa é organizada pela Associação Portuguesa de Tracção Animal – APTRAN, Município de Caminha e Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha.