Semana do clima 2025 reforça compromisso de Loulé com a justiça climática

Entre os dias 19 e 25 de Maio, o Município de Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima, iniciativa estruturante da sua Política Local de Acção Climática, este ano dedicada ao tema “Justiça Climática”. Para além de um programa diversificado de actividades, esta semana pretende sublinhar o imperativo ético e social de uma transição climática justa, inclusiva e equitativa, que atenda às vulnerabilidades dos diferentes grupos e territórios.
Um dos momentos centrais da programação será a 10.ª Conferência Plenária do Conselho Local de Acompanhamento da Acção Climática (denominado CLA), que terá lugar no Cineteatro Louletano, no dia 21 de Maio (entre as 9h e as 17h). Órgão consultivo para a acção climática, pioneiro à escala nacional, o CLA representa a aposta do Município numa abordagem de governança partilhada e transparente, integrando representantes da administração pública, academia, sector empresarial, associações e cidadãos. O seu papel enquanto órgão comprometido com o acompanhamento da acção climática municipal será especialmente destacado nesta sessão, num momento de dez anos de balanço, partilha e reflexão sobre o presente e sobre os desafios futuros.
A Semana será também marcada pela apresentação pública do livro “Capital Natural e Desenvolvimento Sustentável, Agenda de Sustentabilidade – Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do Concelho de Loulé 2020-2025”, no âmbito da iniciativa “Horizontes da Sustentabilidade”, a realizar-se no dia 23 de Maio, na Cerca do Convento do Espírito Santo. Esta publicação resulta da Conferência “Capital Natural”, promovida em 2024, e que, pela qualidade das comunicações, deu origem a esta edição. Este momento contará também com a apresentação do projecto “Hotspot de biodiversidade subterrânea ao nível mundial, no município de Loulé” e com a inauguração da exposição de fotografias sobre a Gruta de Loulé – “A fauna cavernícola do Algarve”, da autoria de António Luís Campos (fotógrafo da National Geographic Portugal).
A Semana do Clima 2025 inclui ainda o regresso da Conferência Estudantil a Loulé (no dia 21 de Maio), outras exposições, acções de sensibilização, oficinas - como a do projecto “Tapeçarias Climáticas” -, ainda, actividades desportivas com Clima, como yoga, caminhadas e zumba, e, no sábado, o “Bora Lá ao Parque”. A escolha do local para as actividades privilegiou espaços verdes, escolas e locais que permitem a conexão com a natureza.
Trata-se de uma programação aberta, que procura envolver toda a comunidade em torno das alterações climáticas, reforçando o papel da justiça climática/social, da educação, da cultura e da participação cidadã na construção de soluções comuns.
A participação na 10.ª Conferência do CLA, no dia 21, requer inscrição prévia, estando aberta a todos os interessados que queiram acompanhar e contribuir para o debate da política de acção climática. Já no dia 22, pelas 21h, na Cerca do Convento, será exibido o filme "Human", bem como, no mesmo local, no dia 23, pelas 14h15, a apresentação pública do Livro “Capital Natural”. Este momento é de acesso livre, sendo uma oportunidade privilegiada para conhecer esta publicação de divulgação de ciência, bem como os novos projectos de valorização do património natural do concelho.
"Loulé tem vindo a construir, com seriedade, uma política climática local robusta e coerente. Esta semana é mais um marco desse percurso, onde se reforça a ligação entre conhecimento, cidadania e compromisso com a justiça climática”, declara Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé