Maio no Museu da Amadora

Maio no Museu da Amadora
Foto: DR

No mês de Maio, o Museu da Amadora, que integra, além do Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – núcleo sede e do Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque, também o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo, as Reservas Culturais e a Casa Roque Gameiro, tem agendadas as seguintes actividades:

 

17 Maio (sábado) | Horário: 10h00/17h00

Recriação histórica do Clã de Carenque e visita ao Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque – No âmbito do Dia Internacional dos Museus

Sinopse: «Será efectuada uma reconstituição de como se vivia na época da construção e utilização da Necrópole de Carenque, com a realização em simultâneo de diversas actividades e ateliês, onde os visitantes podem participar».

Recriação ao ar livre, condicionada pelas condições climatéricas, podendo o programa sofrer eventuais alterações.

Notas sobre as inscrições nas actividades assinaladas (gratuitas, mediante reserva prévia):

- Inscrições para voluntários participarem como membros do Clã (Limite 6 participantes).

- Inscrições prévias para participantes na elaboração da refeição pré-histórica (Limite 6 participantes)

Destinatários: Público em geral

Local: Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque

Custo: Gratuito

Nota: Realizado em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora

 

21 Maio (quarta-feira) | Horário: 15h00/16h30

Visita orientada à Casa Roque Gameiro

Sinopse: «A Casa Roque Gameiro constitui um exemplar único no Concelho da Amadora, cuja arquitectura e decoração nos remetem para o conceito de “casa portuguesa”.

Além do seu valor artístico, conserva ainda a história da ilustre família de artistas que ali viveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX.

Nesta visita, será dada a conhecer a vida e obra de Guida Ottolini, refletida na exposição temporária, patente até Julho.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Casa Roque Gameiro

Custo: 2€/pessoa, gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos

 

22 Maio (quinta-feira) | Horário: 18h00/20h00

Inauguração da Exposição temporária “A Festas da Árvore na Amadora. 1909 - 1910 e 1913” - No âmbito do Dia Internacional dos Museus

Sinopse: «No espírito dos ideais republicanos que se sentiam nos alvores do século XX, a Festa da Árvore propagava o culto da natureza, a educação, a fraternidade e o amor à Pátria, através de plantações festivas e ritualizadas, que mobilizavam as elites locais e as crianças e professores das escolas oficiais e particulares por todo o país.

Eventos de grande relevância na época, num contexto de desenvolvimento político, social e económico da região, tiveram como principais protagonistas, personalidades distintas, como Azevedo Neves, Delfim Guimarães, Alfredo Roque Gameiro e José Santos Mattos, entre muitos outros.»

Destinatários: Público em geral

Local: Núcleo Museológico do Casal da Falagueira

Custo: Gratuito

 

28 Maio (quarta-feira) | Horário: 15h00/16h30

Visita orientada ao Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque - Dia Europeu do Megalitismo

Sinopse: «Esta visita pretende dar a conhecer os três sepulcros que constituem a Necrópole de Carenque descoberta, em 1932, pelo arqueólogo Manuel Heleno. A Necrópole de Carenque é o único sítio arqueológico classificado como Monumento Nacional na Amadora.

Destinatários: Famílias e participantes individuais

Local: Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque

Custo: 2€/pessoa, gratuito para crianças e jovens até aos 17 anos

 

Ano lectivo 2024/2025

“Museu em Acção” e “Venha conhecer os cantos à Casa”

Realização de oficinas diversas.

Visitas orientadas: Necrópole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, Núcleo Museológico do Casal da Falagueira, Núcleo Museológico do Moinho do Penedo e Casa Roque Gameiro

Horário: De 3.ª a 6.ª, às 10h00 e às 14h30

Estas actividades são gratuitas para as escolas públicas do Município, durante o período escolar, no máximo de 2 por turma e por equipamento e instituições de solidariedade social, no máximo de 2 por utente e por equipamento.

Destinam-se a escolas e grupos organizados

As actividades são pagas, excepto as indicadas, e necessitam inscrição prévia AQUI

 

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscrições devem ser feitas até 48 horas da data da sua realização, ou conforme indicado.

As desistências devem ser comunicadas no mínimo com 24 horas de antecedência, sob pena de impedimento de inscrição noutras actividades.

Toda a programação e horários podem sofrer alterações sem aviso prévio.

 

Para mais informações é favor contactar AQUI

 

Moradas e horários:

 

Casa Roque Gameiro - Praceta 1º de Dezembro, nº 2, 2700-672 Amadora - 3.ª a sábado, das 10h00 às 17h30; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

 

Núcleo Museológico do Casal da Falagueira – Parque Aventura, Beco do Poço, 2700-000 Amadora - Horário: 3.ª a sábado, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; domingos das 14h30 às 17h30. Aberto aos feriados.

 

Núcleo Museológico do Moinho do Penedo – Rua Dr. Azevedo Neves, Alto do Penedo

 

Núcleo Museológico da Necrópole de Carenque – Topo da Av. Luis de Sá – sábado das 14h00 às 18h00 e domingo das 09h00 às 14h00 (Verão)