Seleção Nacional apresenta-se com 19 atletas no europeu de estrada

Seleção Nacional apresenta-se com 19 atletas no europeu de estrada

É já nesta quinta-feira, dia 7 de Julho, que terão lugar em Anadia os Campeonatos da Europa de Estrada de juniores e sub-23. A selecção nacional irá marcar presença, com 19 atletas, distribuídos entre os sectores masculino e feminino.

Depois do BTT, onde os portugueses brilharam, conquistando inclusive uma medalha de prata, com Ricardo Marinheiro, na prova de elite de eliminação BTT, seguem-se os Campeonatos da Europa de Estrada. Serão 19 atletas portugueses a representar as cores nacionais entre os dias 7 e 10 de Julho em Anadia, 7 no sector feminino e 12 no sector masculino.

Para as provas da categoria de juniores o seleccionador nacional de estrada de femininas, José Luís Algarra, convocou Mariana Líbano, Íris Chagas e Inês Santos. Já para as provas de sub-23 as convocadas foram Sofia Gomes, Beatriz Roxo, Daniela Campos e Beatriz Pereira.

As primeiras provas serão as de contra-relógio individual, onde as atletas de ambas as categorias terão de enfrentar um percurso de 22 quilómetros, que partirá do Centro de Alto Rendimento de Anadia, em Sangalhos. A prova de juniores vai ter lugar entre as 10h00 e as 11h00, onde marcará presença Mariana Líbano. O contra-relógio individual de sub-23 vai ter lugar entre as 15h00 e as 16h00, contando com a participação de Beatriz Pereira e Daniela Campos. No dia seguinte, 8 de Julho, teremos as provas de contra-relógio misto por equipas, que contará com dois atletas de cada sector. No feminino, em juniores, serão Íris Chagas e Inês Santos a disputarem a prova, já em sub-23 a tarefa ficará entregue a Sofia Gomes e Beatriz Roxo. No sector masculino, os nomes dos atletas que irão alinhar nesta prova ainda estão por definir. A prova de juniores terá lugar entre as 10h00 e as 11h00, e a de sub-23 entre as 11h30 e as 12h30.

O fim de semana estará reservado para as provas de fundo, nas quais todas as atletas convocadas irão participar, nas respectivas categorias. No sábado, Mariana Líbano, Íris Chagas e Inês Santos vão competir entre as 10h00 e as 12h30, percorrendo um percurso de 83,1 quilómetros. Sofia Gomes, Beatriz Pereira, Daniela Campos e Beatriz Roxo vão disputar a respectiva prova de fundo de 104,5 quilómetros, no domingo, dia 10 de Julho, entre as 10h00 e as 12h50. Ambas as provas, tanto no feminino como no masculino terão partida e chegada no Pavilhão de Desportos de Anadia.

José Luís Algarra, seleccionador nacional de estrada responsável pelo sector feminino explica o que poderemos esperar da corrida, sublinhando a importância que terá a coesão do grupo. “Ontem já fizemos o percurso de contra-relógio e amanhã iremos fazê-lo novamente. É um percurso complicado e, na corrida, teremos de utilizar toda a nossa capacidade para conseguir alcançar o melhor resultado. Na prova de fundo, preparar bem a corrida taticamente e a forte coesão do grupo serão essenciais, tanto em juniores como em sub-23. Será uma corrida certamente muito difícil, pois o nível das participantes, em ambas as categorias, vai ser muito alto e o percurso tem várias ratoeiras. Tem muitas partes de sobe e desce e várias mudanças de ritmo”, avançou o seleccionador nacional.

No sector masculino, o seleccionador nacional, José Poeira, chamou 12 atletas, seis juniores e seis sub-23, para representarem Portugal nestes Campeonatos da Europa de Estrada. Em juniores poderemos contar com António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Santos e Tiago Nunes. Já em sub-23 os convocados são Afonso Silva, Pedro Andrade, Afonso Eulálio, Pedro Silva, António Ferreira e Pedro Pinto.

À semelhança do sector feminino, o contra-relógio individual da categoria de juniores terá lugar no dia 7 de Julho, entre as 11h00 e as 12h30, sendo que nesta prova poderemos contar com a participação de António Morgado e Gonçalo Tavares. A categoria de sub-23 masculinos irá competir entre as 16h00 e as 17h25, com Pedro Andrade a ser o único representante da selecção nacional.

As provas de fundo, tanto de juniores como de sub-23, serão disputadas pelos seis atletas convocados para cada uma delas. António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Santos e Tiago Nunes vão estar em competição no sábado, dia 9 de Julho, entre as 14h00 e as 17h10. Já Afonso Silva, Pedro Andrade, Afonso Eulálio, Pedro Silva, António Ferreira e Pedro Pinto vão representar a selecção nacional no domingo, entre as 14h00 e as 17h30. Os corredores da categoria júnior vão percorrer um total de 125,9 quilómetros, ao passo que os de sub-23 terão de enfrentar 147,3 quilómetros de prova.

O seleccionador nacional, José Poeira, afirma que a sua grande aposta será a prova de fundo. “Temos corredores em ambas as categorias que andam bem no contra-relógio. Temos o Pedro Andrade, que se sagrou recentemente campeão nacional desta especialidade e nos juniores temos dois corredores que têm tido bons resultados. No entanto, o nível aqui vai ser muito alto, pois vão cá estar alguns dos melhores do mundo. A nossa grande aposta será nas provas de fundo, tanto em juniores como em sub-23. Tal como no contra-relógio, teremos adversários de grande qualidade e, por isso mesmo, teremos de estar muito atentos durante toda a prova. A leitura de corrida será muito importante, pois o pelotão vai acabar por começar a fragmentar-se. Vai ser uma corrida muito tática e muito técnica. Nos juniores, por exemplo, temos tido bons resultados lá fora, mas uma coisa são provas por etapas e outra são corridas de um dia, como esta”, explica José Poeira.