Segunda edição do Proença-a-Nova Cup movimentará 200 atletas de 6 a 8 de Abril

Segunda edição do Proença-a-Nova Cup movimentará 200 atletas de 6 a 8 de Abril
Fotografia: D.R.

A segunda edição do Proença-a-Nova Cup, torneio de futebol sub-11, realiza-se no campo Nossa Senhora das Neves entre os dias 6 e 8 de Abril, envolvendo 12 equipas e 200 atletas. Numa organização da AL Sport Events, com o apoio do Município, esta competição contará com equipas de Faro a Viana do Castelo, pertencentes a sete associações de futebol diferentes. “Houve essa preocupação”, refere Armando Lopes, que dá a cara por este projecto, partilhando a ambição de tornar este um torneio de referência no escalão de benjamins a nível nacional e internacional. Ficaram igualmente de fora algumas equipas interessadas por as 12 vagas estarem completas, ficando como projecto futuro aumentar a duração do torneio mais um dia para, dessa forma, acomodar mais quatro equipas.

Ao contrário da primeira edição, que contou com uma equipa brasileira, este ano os participantes são todos portugueses, incluindo duas equipas do distrito de Castelo Branco, para além da equipa da casa. Uma das novidades da edição deste ano é que o vencedor do Proença-a-Nova Cup garantirá a presença, em 2024, no maior torneio de formação do mundo: a Gothia Cup; uma segunda participação será sorteada entre as restantes equipas, constituindo-se como mais um aliciante do torneio. A oferta não inclui a deslocação, que está a cargo das equipas.

Para além dos 200 atletas, este torneio movimenta também os familiares dos jogadores que aproveitam a pausa escolar da Páscoa para ficar alguns dias na região. Armando Lopes refere ter indicação da parte de alguns estabelecimentos hoteleiros de estarem esgotados para os dias do torneio, havendo igualmente muitos restaurantes já com marcações de grupo. O retorno financeiro para as empresas locais é um dos parâmetros que permite medir o sucesso da iniciativa. “Com esta segunda edição e com a procura crescente julgo estarem criadas condições para este torneio se tornar uma tradição e uma referência nacional”, acrescenta Armando Lopes.

GC Figueirense, Escola de Futebol de Faro, SC Freamunde, Perspectiva em Jogo, Guarda Unida Desportiva, UF Comércio e Indústria, EF Benfica de Almada, CCD Brejos de Azeitão, AD Almada 2015, ARC Bairro do Valongo, Académico do Fundão, ADC Proença-a-Nova são os clubes participantes. Em 2024 irão participar equipas do Brasil e da Suécia que já manifestaram interesse em viajar até Proença-a-Nova para proporcionar dias diferentes aos jovens jogadores.