José Saramago “Em Duplicado”

José Saramago “Em Duplicado”
Fotografia: D.R.

Questões sobre a identidade de cada indivíduo foram abordadas no espetáculo “Em Duplicado”, apresentado no dia 13, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, no âmbito das comemorações locais do Centenário de José Saramago.

A performance, criada pelo músico, ator e narrador Carlos Marques, no âmbito do ciclo “Terças com Saramago”, integrado nas comemorações organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como ponto de partida o romance “O Homem Duplicado”, publicado pelo escritor português em 2002.

Durante perto de uma hora, dois atores, Carlos Marques e Pedro Luzindo, refletiram sobre a importância do “eu”, do outro e do amor em tempos individualistas em que, cada vez mais, se perde a noção do que realmente é importante.

O público assistiu a partir do palco à performance escrita por Joana Bértholo e produzida por Lúcia Caroço, apresentada igualmente no âmbito do programa Natal em Setúbal 2022.

Ao longo do ano, as comemorações do Centenário de José Saramago incluíram, em Setúbal, dezenas de manifestações artísticas, como exposições, atuações musicais, performances cénicas, tertúlias e instalações.

Uma das iniciativas foi o ciclo Terças com Saramago que leva ao palco criações de novos artistas a partir de desafios lançados pela Câmara Municipal, refletindo a vida e obra do homenageado através de cruzamentos multidisciplinares no universo das artes.