Restaurantes do Município de Ílhavo reinventam Gastronomia de Bordo

Restaurantes do Município de Ílhavo  reinventam Gastronomia de Bordo
Fotografia: D.R.

Os restaurantes do Município de Ílhavo propõem, de 29 de novembro a 11 de dezembro, um menu especial Gastronomia de Bordo, inspirado nos sabores da cozinha dos navios bacalhoeiros. Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Ílhavo, que, nesta quinta edição, conta com a participação de 17 restaurantes.

Durante 13 dias, cada restaurante adiciona ao menu habitual a sua própria interpretação da Gastronomia de Bordo, com pelo menos três pratos ou entradas de bacalhau.

Tempura de línguas de bacalhau, pataniscas, ceviche de bacalhau, montaditos de bacalhau e salada de ovas são algumas das entradas disponíveis. Como pratos principais há, por exemplo, lombo de bacalhau com risotto de línguas, ensopado de caras, tiburnada de bacalhau e bacalhau com crosta de alheira. As experiências gastronómicas são para uma ou duas pessoas, com diferentes preços.

O Gastronomia de Bordo é uma homenagem às tradições, aos cozinheiros e aos pescadores do Município de Ílhavo, que dinamiza a economia local, em particular, a restauração.

O Município de Ílhavo tem uma longa e rica história associada à pesca do bacalhau. Pescadores e marinheiros viajavam, e ainda viajam, em navios, até aos mares do Atlântico Norte para capturar, sobretudo, o bacalhau do Atlântico (Gadus Morhua).

Nestas duras campanhas de pesca, que chegavam a demorar seis meses, os cozinheiros atenuavam o cansaço e as saudades da família com refeições reconfortantes, como a chora, uma sopa preparada com cabeças de bacalhau frescas, e o feijão assado, entre outros pratos que incluíam as partes então consideradas "menos nobres" do bacalhau - as caras, as línguas, os samos e as espinhas.

Hoje em dia, estes derivados do bacalhau são petiscos muito apreciados, sobretudo no Município de Ílhavo, assumindo protagonismo nos menus do Gastronomia de Bordo.

Em paralelo, no Município de Ílhavo, decorre, de 30 de novembro a 4 de dezembro, o Leme – Festival de Circo Contemporâneo, que terá lugar em Ílhavo, Gafanha da Nazaré e Vista Alegre. Será um período de festa no município, com cultura e gastronomia em destaque.

 

Restaurantes aderentes:


A Praia do Tubarão 

Bela Ria 

Bronze Sea Food & Lounge Bar

Casa Velha – Hotel Ílhavo Plaza 

Costa do Sal Hotel 

Dona Mena 

MarAdentro 

Vista Alegre 

Canastra do Fidalgo 

Clube de Vela 

Duna do Meio 

Estrela do Mar 

Marisqueira da Barra 

O Gafanhoto 

O Navegante 

Tábua da Ria 

Salsus