Prémio “Cinco Estrelas Regiões” distinguiu Museu das Termas Medicinais Romanas de Chaves
O Museu das Termas Medicinais Romanas de Chaves foi premiado, na categoria Museus do Distrito de Vila Real, como Museu Cinco Estrelas. A cerimónia de entrega dos Prémios Cinco Estrelas Regiões teve lugar no passado dia 26, em Idanha-a-Velha, junto às suas antigas muralhas romanas. O Vice-Presidente da autarquia flaviense, Francisco Melo, recebeu a distinção atribuída ao museu.
O Museu das Termas Medicinais Romanas de Chaves dá a conhecer aos visitantes a herança civilizacional romana no aproveitamento sustentável dos recursos hidrotermais, valorizando a riqueza hidrogeológica para uso terapêutico. Os vestígios musealizados correspondem a um edifício de dimensões monumentais erigido no século III d.C. com pelo menos, duas abóbadas de canhão alinhadas tendencialmente norte-sul, que preservam na actualidade, em funcionamento, o sistema de abastecimento de água mineral às duas grandes piscinas, constituindo prova perene da sustentabilidade inerente à exploração do aquífero termal de Aquae Flaviae.
A cerimónia entregou os troféus aos vencedores da edição de 2023 e apresentou as marcas e ícones regionais que foram considerados pelos consumidores portugueses como “Cinco Estrelas” nas diferentes regiões do país.
O Museu das Termas Medicinais Romanas de Chaves foi distinguido pela preferência dos consumidores. Este prémio teve como metodologia um sistema de avaliação que mediu o grau de satisfação da marca junto dos consumidores, para identificar o que de melhor tem cada região do país. O Museu das Termas Medicinais Romanas de Chaves, segundo dados da organização, obteve um grau de satisfação de 81,70%, avaliação feita por 1840 consumidores.
Nesta 6ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, foram distinguidos 100 ícones regionais e 116 marcas locais de todo o país. As paisagens portuguesas foram o grande destaque desta edição, com 40 vencedores entre Praias, Serras e Montanhas, Reservas, Paisagens e Barragens e Aldeias e Vilas.