Premiados Festival Play 2024

Premiados Festival Play 2024
Foto: DR
Premiados Festival Play 2024

Filme franco-belga "Head in the clouds" recebe Prémio Melhor Curta-metragem PLAY numa edição que premiou ainda o novo projecto de Alexandra Allen no Concurso Laboratório

 

Ao todo foram galardoados 11 filmes em diversas categorias para encerrar a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa

 

O Play - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, cuja 11.ª edição se realizou de 24 de Fevereiro a 3 de Março, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa premiou algumas das melhores obras exibidas durante estes 9 dias.

 

Depois de terem sido exibidos mais de 130 filmes oriundos de 33 países neste que é o único festival dedicado exclusivamente ao público infanto-juvenil, o júri, composto por Ana Moreira (Portugal), Agnieszka Sinicka (Polónia), Alfred Siuraneta (Espanha), Isabel Machado (Portugal) e João Rosas (Portugal), decidiu atribuir o Prémio Melhor Curta-metragem PLAY ao filme franco-belga "Head in the clouds", realizado por Rémi Durin, uma vez que "combina uma estética extraordinária, uma abordagem por vezes minimalista e uma narrativa alegre. Uma celebração de uma solidão feliz que explora o conceito de independência e a liberdade e alegria inerentes à contemplação do mundo." Já o Prémio ECFA (European Children Film Association) foi atribuido a "Swimming with wings" de Daphna Awadish Golan, uma co-produção neerlandesa e israelita, que "mistura uma abordagem documental com animação, entrelaçando o real e a fantasia através da lente e da voz da perspectiva de uma criança. Exprime os desafios de ultrapassar problemas complexos através de uma experiência cinematográfica instigante e emocionalmente ressonante", justifica assim o painel de jurados.

 

Já o Júri MEO Kids, composto unicamente por crianças, elegeu "Princesa beringela" de Dina Velikovskaya como melhor curta-metragem no escalão 3-5 anos, "A Dede morreu" de Philippe Kastner para melhor filme dos 6 aos 9 anos, "Morte ao bikini" de Justine Gauthier como melhor filme dos 10 aos 13 anos e "Skates na cidade" de Lies Van der Auwera na secção + de 13 anos.

 

O público também pôde votar no seu filme favorito. Assim, foram eleitos os filmes "Meias Musicais", da realizadora croata Ana Horvat, na categoria dos 3 aos 5 anos; "Os Mistério das Meias Perdidas, de Oskar Lehemaa uma curta da Estónia, para crianças dos 6 aos 9 anos; "Morte ao bikini", de Justine Gauthier, filme do Canadá, na secção dos 10 aos 13 anos; e por fim, o filme português "Monte Clérigo" realizado por Luís Campos na categoria de mais de 13 anos.

 

O vencedor da 2ª edição do Concurso Laboratório, um apoio à escrita de projectos audiovisuais para o público infantil, foi para a curta metragem de animação “A Peixeira” de Alexandra Allen, apresentada numa sessão de pitching juntamente com mais 8 projectos. O júri, composto por Diogo Carvalho (produtor Sardinha em Lata), Saúl Rafael (distribuição NOS), Inês Oliveira (realizadora), Ana Carina Estróia (Praça Filmes) e Possidónio Cachapa (escritor, argumentista, realizador) "decidiu por unanimidade apoiar um projecto que revela um grande potencial artístico e temático, recuperando uma personagem resiliente da cultura popular portuguesa de uma forma divertida", afirmou. 

 

Recordar que o Play - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa é o único festival em Lisboa dedicado exclusivamente ao público infanto-juvenil e tem como objectivo divulgar o melhor cinema que se faz actualmente um pouco por todo o mundo. O festival pretende ser um território de discussão no espaço do cinema e da pedagogia, de enriquecimento cultural, destinado a um público específico, permitindo um diálogo fecundo entre iniciativas internacionais e portuguesas no campo do cinema.

 

 

PREMIADOS PLAY 2024

 

PRÉMIO MELHOR CURTA-METRAGEM PLAY

"Head in the clouds", Rémi Durin, França, Bélgica, 2023

 

PRÉMIO ECFA (European Children Film Association)

"Swimming with wings", Daphna Awadish Golan, Países Baixos, Israel, 2021

 

PRÉMIOS JÚRI MEO KIDS

"Princesa beringela", Dina Velikovskaya, Alemanha, 2022 ( 3-5 anos)

"A Dede morreu", Philippe Kastner, Rep. Chéquia, 2023 (6-9 anos)

"Morte ao bikini", Justine Gauthier, Canadá, 2023 (10-13 anos)

"Skates na cidade", Lies Van der Auwera, Bélgica, 2022 (+13 anos)

 

PRÉMIOS DO PÚBLICO PLAY

"Meias Musicais", Ana Horvat, Croácia, 2023 (3-5 anos)

Os Mistério das Meias Perdidas, Oskar Lehemaa, Estónia, 2023 (6-9 anos)

"Morte ao bikini", Justine Gauthier, Canadá, 2023 (10-13 anos)

Monte Clérigo, Luís Campos, Portugal, 2023 (+13 anos)

 

PRÉMIO CONCURSO LABORATÓRIO

“A Peixeira” de Alexandra Allen