Praias da Albufeira do Azibo voltam a ostentar Bandeira Azul e Galardão de Ouro da Quercus

Praias da Albufeira do Azibo voltam a ostentar Bandeira Azul e Galardão de Ouro da Quercus
Fotografia: DR

É já quase uma tradição de Verão, mas a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza voltaram a destacar a qualidade das praias da Fraga da Pegada e da Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, com a atribuição da Bandeira Azul, pela ABAE, e do galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, pela Quercus. “É o reconhecimento da excelência do nosso território e, mais particularmente, das praias da Albufeira do Azibo”, diz o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

Pelo 20.º ano consecutivo, a Praia da Fraga da Pegada volta a hastear a Bandeira Azul, reflexo da qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo meio ambiente, cumprindo uma série de rigorosos critérios ecológicos, educacionais, de segurança e acessibilidade. No caso da Praia da Ribeira, salienta Benjamim Rodrigues, é o 14.º ano consecutivo que a distinção da Bandeira Azul é hasteada nesta localização da Albufeira do Azibo.

Adicionalmente, também esta semana foi revelado que a Quercus voltou a atribuir o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” às duas praias do Azibo.

O estatuto, recorde-se, distingue a qualidade da água balnear dos areais portugueses com base na informação pública oficial disponível, tendo em consideração, de forma exclusiva, as análises oficiais efectuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas. Uma distinção que, tal como sucede no caso da Bandeira Azul, tem vindo a ser atribuída de forma consecutiva às duas praias, sendo o 15.º ano consecutivo que é entregue à Praia da Fraga da Pegada e o 13.º ano seguido à Praia da Ribeira.

De destacar, ainda, a atribuição da Bandeira Azul à "Sun Azibo Cruzeiros" e "Azibo Solar Boat", ambas parceiras da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros e que operam na Albufeira do Azibo. “Trata-se de embarcações solares, amigas do ambiente, e que voltaram a ser distinguidas pela ABAE, reforçando o carácter diferenciador de toda a Albufeira do Azibo e sua envolvente, constituindo-se como polos de atracção de turistas para o nosso território”, refere o autarca.

Benjamim Rodrigues recorda que, sobretudo na última década, “os portugueses, mas também já muitos turistas espanhóis, optam pelas praias da Albufeira do Azibo para fazer as suas férias ou curtos períodos de descanso, dada a excelência da água e das praias, bem como dos equipamentos de apoio e diversão”.

Nos últimos anos, recorda o autarca, as praias da Albufeira do Azibo têm recebido entre 350 mil a 400 mil visitantes nos mês de Junho, Julho e Agosto. Números que, acredita, serão alcançados novamente.

“Temos um conjunto de polos de atracção e pequenos alojamentos locais que nos criam outras condições para atrair e alojar mais turistas”, assevera o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

Além da Albufeira do Azibo e das suas praias, destaca Benjamim Rodrigues, é ainda possível visitar o vasto território do Geopark Terras de Cavaleiros, um Geoparque Mundial da UNESCO. “Podemos fazer caminhadas, passear de bicicleta ou visitar a aldeia de Podence - com os seus Caretos, os grafitis nas ruas e o Museu do Careto -, que ainda recentemente foi integrada na lista das Aldeias de Portugal”.

O quotidiano de Podence, a Aldeia Mais Colorida de Portugal, exibe uma vivência e dinâmica muito próprias, plenas de identidade, que, doravante, ao fazer parte do circuito das «Aldeias de Portugal», ver-se-ão exponenciadas, “o que acaba por resultar em benefício dos recursos endógenos locais e concelhios”, explanou Benjamim Rodrigues.

“Para os mais ousados e experientes, é ainda possível voar de parapente a partir da Serra de Bornes, enquanto a restante família pode usufruir das praias do Azibo”, acrescenta.

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros sublinha ainda que o território das Terras de Cavaleiros está integrado numa rede de selos da UNESCO, designadamente as Festas de Inverno, Carnaval de Podence, mais conhecido por Entrudo Chocalheiro; o Geopark Terras de Cavaleiros e, ainda, a Reserva Biosfera Meseta Ibérica, a maior Reserva da Biosfera da Península Ibérica e a maior reserva transfronteiriça da Europa.

Benjamim Rodrigues conclui que “não faltam ingredientes para fazer do território de Macedo de Cavaleiros um ponto de visita para um período de férias”. “Não faltam motivos para visitar o nosso concelho e, se o fizerem no período de Verão, ainda podem desfrutar, com tranquilidade, das águas calmas e quentes da Albufeira do Azibo”, explica o autarca.