Pipadouro aquece noites do Douro com vinho e música

Pipadouro lança eventos com música e formas criativas de consumir vinho para aquecer as noites no Douro
Friendship I, superiate de 1957 que servia a Marinha Inglesa, será palco de momentos nocturnos inesquecíveis, colmatando uma lacuna na oferta da região
A Pipadouro, empresa que detém o prémio mundial de melhor experiência inovadora em enoturismo dos People’s Choice Awards - promovidos pela Great Wine Capitals Global Network -, mantém o desejo de proporcionar experiências diferenciadoras e vai lançar eventos exclusivos com música e vinho para aquecer as noites no rio Douro.
Determinada a colmatar uma lacuna evidente na oferta da região, a operadora de enoturismo fluvial de luxo apresenta as “Exclusive Nights”, serões memoráveis a bordo do icónico Friendship I, superiate de 1957 que servia a Marinha Inglesa.
Serão seis noites únicas, de Maio a Outubro, cada uma com uma atmosfera musical distinta: do jazz ao fado, passando por DJ sets, tuna académica, violino ao vivo e banda de covers. Cocktails de vinho do Porto e vinhos tranquilos, branco e tinto, a par de petiscos cuidadosamente curados, com destaque para produtores locais, completam a experiência sofisticada e intimista.
A primeira edição realiza-se a 16 de Maio, entre as 21h00 e as 23h30, a bordo do Wooden Yacht Classic com 66 pés, ancorado no cais privado da Pipadouro no Pinhão. A música estará a cargo dos Caju, duo composto por Ricardo de Barros e Yvette Soares. As “Exclusive Nights” terão lotação limitada, de apenas 20 pessoas, e implicam a compra antecipada de bilhete, no valor de 100 euros por pessoa, com direito a duas bebidas e aperitivos ligeiros.
Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo mundial de vinho atingiu o nível mais baixo dos últimos 63 anos. O recuo de 3,3% em 2024, face ao ano anterior, deve-se – entre outros aspectos – às mudanças nos estilos de vida e nas preferências dos consumidores. Atenta a essa realidade, a empresa duriense aproveitará o evento para apresentar formas criativas e inesperadas de consumir vinho, reforçando o seu papel pioneiro no sector.
“Mais do que um ingrediente da experiência, o vinho será a estrela absoluta destas noites, em que iremos desafiar a visão tradicional e já conhecida do enoturismo, respondendo às exigências de um público cada vez mais diverso e curioso. Seja um jovem da geração Z ou um enófilo experiente, todos encontrarão nestes eventos vínicos motivos para se surpreender e brindar. Ao inovar, a Pipadouro acredita que, como sempre, muitos seguirão este caminho e que, no fim, quem ganhará é o Douro, os seus visitantes e todo o ecossistema regional”, explica Ana Clara Silva, Directora de Operações da empresa.
As “Exclusive Nights” passam a integrar o Pipadouro Excellence, leque de serviços premium da operadora, concebido de elevar as experiências de enoturismo de luxo e ultraluxo no rio Douro.
As novas valências incluem serviços personalizados como butler, para um acompanhamento personalizado de cada cliente; babysitter, que garantirá a segurança e diversão das crianças, permitindo que os adultos usufruam das distintas experiências; ou massagens, ideais para programas com pernoita a bordo.
Com uma frota de iates vintage dos anos 50 e 60, Pipadouro apresenta igualmente uma “chef à la carte”, preparada para proporcionar experiências enogastronómicas a bordo; um driver privado em viaturas clássicas ou modernas; viagens exclusivas de helicóptero; fotógrafo e vídeografo para perpetuar os momentos a bordo; um guia local certificado, para transmitir detalhes históricos sobre a região; e ainda um “wine educator”, um profissional com conhecimento aprofundado e técnico sobre a cultura de vinhos.