Pedro Nascimento Cabral entrega Prémio de Mérito nos 25 anos da Fundação Gaspar Frutuoso
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, entregou, esta segunda-feira, um Prémio de Mérito de Ingresso na Universidade dos Açores na cerimónia comemorativa dos 25 anos da Fundação Gaspar Frutuoso, que teve lugar na Aula Magna da academia açoriana.
“É com muita honra e orgulho que a Câmara Municipal de Ponta Delgada se associa, através da Fundação Gaspar Frutuoso, a esta iniciativa que visa a valorização do Mérito Escolar”, afirmou o autarca, após entregar o prémio a Ana Rita Ferreira Berto, a aluna que apresentou a nota mais alta no acesso à licenciatura de medicina, com 18,3 valores.
Aproveitando a presença de vários alunos no auditório da Aula Magna, Pedro Nascimento Cabral deu ainda nota de que, em 2023, a autarquia alargou os critérios do Programa de Apoio para Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior para apoiar mais estudantes do concelho.
“Apoiamos, num valor superior a 220 mil euros, mais de 160 estudantes universitários, este ano lectivo”, indicou Pedro Nascimento Cabral, referindo-se a um aumento de 264% em relação à verba atribuída em 2022 / 2023.
A medida, acrescentou, incorpora a estratégia socioeducativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que ganha também forma nos Prémios de Mérito que atribui anualmente a alunos do Ensino Não Superior.
“Esta é uma missão social e educativa que a autarquia orgulha-se de apresentar e que pretende servir de estímulo para que os nossos estudantes possam valorizar-se, enquanto projetam a excelência de Ponta Delgada e da nossa querida Universidade dos Açores não só no país, como pelo mundo fora”, vincou.
Refira-se que o Protocolo de Cooperação entre o Município de Ponta Delgada e a Fundação Gaspar Frutuoso estabelece os termos e condições da cooperação entre as instituições outorgantes no que respeita à atribuição do Prémio de mérito de ingresso no ensino superior na Universidade dos Açores do melhor aluno do concelho.
O prémio, no valor de mil euros, é atribuído ao estudante que resida no concelho de Ponta Delgada e que tenha frequentado e concluído ensino secundário na Região, tendo obtido a nota mais alta no ingresso na Universidade dos Açores numa das suas licenciaturas, através do concurso nacional de acesso ao ensino superior.