Patrícia Duarte conquista medalha de bronze no Europeu

Patrícia Duarte conquista medalha de bronze no Europeu
Fotografia: DR

Patrícia Duarte conquistou a segunda medalha para Portugal no Campeonato da Europa de Pista de Juniores e Sub-23, depois da prata de Diogo Narciso no scratch. A jovem ciclista terminou em terceiro lugar na corrida por pontos de juniores femininas, garantindo a medalha de bronze.

A portuguesa, estreante em Europeus, já tinha deixado boas indicações na perseguição individual, mas fez ainda melhor na sua primeira corrida de pelotão. Patrícia Duarte revelou uma excelente leitura de corrida, aproveitando da melhor forma um momento de menor ritmo do pelotão para dobrar as adversárias e conquistar os 20 pontos, aos quais acrescentou ainda outros dois através de um sprint. No fim das contas, foram 22 pontos, apenas superados pela alemã Seana Littbarski-Gray (38 pontos) e pela francesa Léane Tabu (31 pontos), primeira e segunda classificadas.

“Não esperava esta medalha. Vinha com o objectivo de dar o meu melhor. Fizemos uma boa preparação, fui-me sentindo bem ao longo de toda a corrida e consegui a medalha. Tentei seguir ao máximo a estratégia dada pelo professor Gabriel Mendes, consegui dar a volta e depois foi tentar marcar as minhas adversárias e tentar ir ao sprint. Nunca pensei estar aqui hoje. Estou muito feliz”, referiu Patrícia Duarte momentos depois de subir pela primeira vez ao pódio de um Campeonato da Europa.

Na corrida por pontos de sub-23 masculinos, Leonardo Neves fez a sua primeira participação neste Campeonato da Europa e deixou boas indicações, terminando na 14.ª posição, depois de ter somado dois pontos através de um sprint. Juan David Sierra (Itália), com 70 pontos, Patryk Goszczurn (Polónia), com 39 pontos, e Ramazan Yilmaz (Turquia), com 30 pontos, completaram o pódio por esta ordem.

O sábado voltou a ficar pelas provas de omnium, desta vez de sub-23. Daniela Campos esteve em excelente plano ao terminar na sétima posição, com 74 pontos. A jovem portuguesa destacou-se logo no scratch, com um sexto lugar que lhe valeu 30 pontos, e somou 18 pontos na corrida de ritmo (12.ª) e 16 na eliminação (13.ª). Na prova final, conseguiu mais dez pontos através de sprints. O pódio da prova foi liderado pela irlandesa Lara Gillespie (126 pontos), seguida da belga Katrijn de Clercq (118 pontos) e da neerlandesa Maike van der Duin (117 pontos).

Na prova masculina, João Martins acabou em 14.º, com 36 pontos. O jovem luso somou 22 pontos no scratch, onde foi 10.º, e 15 na corrida de ritmo, onde foi 15.º. Na eliminação, contou apenas dois pontos, tendo sido eliminado muito cedo – foi 20.º -, e não somou qualquer ponto na prova final, mas acabou por subir uma posição na classificação. Tim Torn Teutenberg (Alemanha) foi o grande vencedor, com 142 pontos, seguido de Tim Wafler (Áustria), com 118, e Elmar Abma (Países Baixos), com 113.

“Foi um dia extremamente positivo. Nós tínhamos a corrida da Patrícia Duarte planeada com objectivos bem definidos e a concretização desses objectivos levou-nos ao pódio. A nossa filosofia de trabalho passa muito por focar os atletas no processo. A Patrícia fez um processo de trabalho para a perseguição individual que também implicava o desenvolvimento de uma competência importante para a estratégia que adoptámos na corrida por pontos. As coisas correram bem e estou muito feliz por ela. Foi um prémio para ela e um incentivo para todo o grupo”, começou por explicar Gabriel Mendes.

“Fizemos competições com muito bom nível. A Daniela Campos retoma aqui o trabalho na pista no seguimento da queda que levou à fractura da clavícula de que tem vindo a recuperar e esteve em muito bom plano. Cumpriu os objectivos definidos, que passavam por mantermos a elegibilidade para a competição olímpica do omnium. O João Martins fez pela primeira vez um concurso de omnium de sub-23, numa corrida com um nível muito elevado, árdua e difícil, mas conseguiu fazer um concurso regular. O Leonardo Neves é um jovem que está pela primeira vez no Campeonato da Europa e fez coisas muito interessantes na corrida”, concluiu o seleccionador nacional.

O penúltimo dia do Campeonato da Europa contou ainda com outras três finais de provas de velocidade, nas quais Portugal não teve representantes. Uma delas foi o keirin de juniores, onde Beatrice Bertolini (Itália) se destacou na prova feminina, à frente de Marie Louisa Drouode (França) e Anna Whitworth Hay (Grã-Bretanha), e Pete-Collin Flemming (Alemanha) na masculina, tendo superado Tjorven Mertens (Bélgica) e Etienne Oliviero (França). A velocidade individual de sub-23 masculinas foi liderada por Mattia Predomo (Itália), seguido de Tijmen van Loon (Países Baixos) e Hayden Norris (Grã-Bretanha). Nota final para Rhianna Parris-Smith (Grã-Bretanha), que venceu os 500m contrarrelógio, tendo sido mais rápida que Julie Nicolaes (Bélgica) e Clara Schneider (Alemanha), as duas atletas que fecharam o pódio.

Este domingo, último dia do Campeonato de Europa de Pista de Juniores e Sub-23, que decorre desde terça-feira no Velódromo Nacional de Sangalhos, em Anadia, Diogo Narciso e João Martins vão representar Portugal na prova de madison de sub-23 masculinos.