O que carregamos? | Teatro São João

O que carregamos? | Teatro São João
Foto: DR

Se a nossa experiência de vida coubesse numa mala, o que poderia esta conter? Quanto pesaria? Que objectos representariam os nossos afectos e perturbações? Estas perguntas são o rastilho de O que Carregamos? um espectáculo do grupo de teatro Do Lado de Fora, composto por pessoas em situação de exclusão social, profissionais da cultura e actores amadores, com direcção artística de Rui Spranger. Numa cidade onde um conjunto de pessoas repete as mesmas acções num quotidiano sem horizonte, o que as distingue? Que “bagagem” lhes confere realmente identidade? Estará a mala que transportam afinal cheia de nadas? Sem texto, num jogo entre dança, movimento, música, luz e som, combinando o trabalho de clown e o teatro físico, O que Carregamos? procura dar sentido à ideia de comunidade como forma de resistência à invisibilidade. O teatro é devolvido a uma espécie de condição original, onde se resgatam o tempo e um sentimento de esperança.

 

 50% do valor do seu bilhete reverte para a Albergues do Porto. A restante receita será aplicada em actividades de envolvimento comunitário promovidas pelo Teatro Nacional São João.

 

 Após a primeira récita, as perguntas que o espectáculo carrega adensam-se numa conversa que tem por base a ideia de vizinhanças: Sem-Abrigo, Espaços Urbanos e Criação de Laços.

 

Créditos

Direcção artística e dramaturgia Rui Spranger coreografia Carlos da Silva música original Rui David, Sofia Teixeira desenho de luz Rui Damas assistência de encenação Alessia Bombaci aderecista Letícia Oliveira (estagiária da Escola de Moda do Porto) assistência de figurinos Maria Alice Pereira apoio técnico social Daniela Couceiro direção de cena Luís Ferreira, Pedro Santos direcção de produção Sofia Teixeira fotografia Paulo Pimenta/Público com Alessia Bombaci, Ana Silva, António Reis, Artur Fontes, Cândida Conceição, Carlos Rodrigues, Daniela Couceiro, Miguel Matos, Emílio Costa, Joana Arantes, Júlio Mota, Maria Alice Pereira, Maria Beatriz Reis, Paula Cruz, Pedro Esquível, Renato Oliveira, Tiago Ribeiro, Vilma Ranito e Jorge Soares, Vilma Ranito (voz off) produção Apuro – Associação Cultural e Filantrópica estreia 20 Fev 2025 Teatro do Campo Alegre (Porto)