O mundo da aeronáutica em Portugal

O mundo da aeronáutica em Portugal
Fotografias: Raquel Morais

Espaço onde o passado e a evolução da aeronáutica portuguesa se encontram em destaque, é no Museu do Ar que os visitantes podem apreciar e conhecer os diversos monstros dos ares que percorreram os céus ao longo da história.

Foi com a fundação do Aero Clue de Portugal, em 1909, que se começou a refletir sobre a necessida de de se criar um museu dedicado à Aviação em Portugal. Foi assim que surgiu a 01 de julho de 1971 o Museu do Ar, situado num antigo hangar da Aviação Militar em Alverca.

No entanto, com o surgimento de mais peças no Museu ao longo dos tempos, o espaço que se encontrava disponível tornou-se insuficiente. Foi então que em 2009 foi decidida a transferência para um novo espaço, em Sintra, onde se encontra atualmente a maior coleção da história da aviação portuguesa.

O objetivo do museu é ”preservar as peças, estudar, divulgar e mostrar ao público o património e a evolução na história, como começou e como tudo evoluiu até aos nossos dias”, sublinha o diretor do Museu do Ar, o Coronel Antero Coutinho.

 

A evolução da aviação em Portugal

 

Composto por um hangar principal e por quatro espaços mais pequenos, o Museu tem diversas salas onde a memória da aviação militar e civil se encontram em destaque cronologicamente. Contudo, “é difícil conseguir manter a cronologia na exposição com peças tão grandes como os aviões”, frisa o diretor.

Local museológico ao qual se jun- tou a TAP e a ANA, o Museu acolhe ainda algum do espólio de ambas as empresas em duas áreas com cerca de 1400 metros quadrados, tais como: aviões, equipamentos de voo, equipamentos que serviam para servir refeições a bordo, alguns troféus, fotografias da evolução dos vários aeródromos e da Torre de Controlo do Aeroporto de Lisboa.

Dividido entre Alverca, Sintra e Ovar, é um espaço onde os amantes dos aviões podem apreciar e conhecer melhor a história da aviação em Portugal ao longo dos tempos. Segundo o diretor, em Sintra, existem cerca de 40 aviões, helicópteros, planadores, simuladores, motores e outros equipamentos de voo. Em Alverca encontram-se mais aviões e no norte do país, em Ovar, a exposição conta com mais 10/12 aviões do que os do Museu. “Para além disso ainda existem mais aviões e peças que se encontram em reserva e que mesmo com o aumento realizado no espaço já o temos preenchido”, conta. Situado junto à Base Aérea Número 1, o Museu do Ar tem tido uma adesão muito boa. “As opiniões que recolhemos num inquérito que fazemos aos visitantes são muito favoráveis. De uma forma geral as pessoas saem daqui agradadas, gostam do que viram, da organização do museu e ficam com a ideia do que foi a evolução da aviação em Portugal”, frisa o Coronel Antero Coutinho.

O Museu do Ar encontra-se aberto, em Sintra, todos os dias das 10:00 às 17:00 horas exceto às segundas-feiras. Em Alverca às segundas-fei- ras das 10:00 às 17:00 horas e por fim, em Ovar, o espaço está aberto de segunda a sexta-feira das 10:00 às 16:30 horas e ao fim de semana das 10:00 às 18:00 horas.

Texto e fotografias de Raquel Morais.