Era uma vez Odemira – Por um território educativo

Era uma vez Odemira – Por um território educativo
Fotografia: Tiago Canoso

O projecto “Era uma vez Odemira” integra o Ano Europeu do Património Cultural 2018, e pretende facilitar o acesso a aprendizagens ao longo da vida, fundindo-se em todo o potencial educador inerente a este território.

Ir à descoberta do património natural e edificado de Odemira, dos locais que alimentam as lendas do concelho, ou dos stios onde as tradições locais continuam bem vividas, é o desafio lançado pelo projecto “Era uma vez Odemira”.

Trata-se de um projecto que envolve vários processos de aprendizagem participativos, baseados na experiência, na autonomia e na responsabilidade de cada participante. Projecto este que cria oportunidades para uma educação mais ampla e democrática, não apenas para as crianças, mas também para as suas famílias.

Através da distribuição de uma agenda mensal, são descritos “os aspectos mais únicos e valiosos do Património natural, histórico/arqueológico, etnográfico e edificado do concelho de Odemira, bem como as actividades económicas mais expressivas”.

Todos os conteúdos apresentados na agenda utilizam uma linguagem gráfica e apelativa para as crianças e um vocabulário escrito inteligível para os adultos, de forma a que estes consigam aprender e ensinar aos mais novos que os acompanham nestes passeios pelo concelho.

A iniciativa é dinamizada pelas Associações RIO: Reviver e Inovar Odemira e TIC- TAC: Associação para a Promoção dos Tempos Livres das crianças, e jovens, ambas de Odemira, junto das crianças dos 3 aos 12 anos do concelho.

Texto original de Carolina Brilhante.