Nova criação de Clara Andermatt e João Lucas homenageia “Pantera”, no Teatro Viriato

Nova criação de Clara Andermatt e João Lucas homenageia “Pantera”, no Teatro Viriato

Pantera”, de Clara Andermatt e João Lucas, que sobe ao palco do Teatro Viriato no dia 01 de Abril, às 21h00, é um espectáculo que homenageia Orlando Barreto, letrista, compositor, multi-instrumentalista e cantor, de origem cabo-verdiana.

Pantera, como era conhecido, deixou uma herança cultural e artística que vai muito além de Cabo Verde e muito além de Portugal. Para Clara Andermatt e João Lucas, “homenageá-lo é um acto essencial para garantir a permanência de uma obra fundamental da cultura cabo-verdiana”, uma vez que Orlando Barreto sempre se “destacou pela sua sensibilidade extrema e força criativa intensa, por ser inovador e autêntico, criador de um mundo poético belíssimo e excelente compositor de canções”.

A ideia desta homenagem partiu de Darlene Barreto, filha de Pantera, que tinha apenas seis anos quando o seu pai morreu e que, nos últimos anos, tem levado a cabo uma profunda pesquisa sobre a sua vida e obra.

Clara Andermatt e João Lucas juntam-se de novo, para regressar ao universo artístico de Cabo Verde com um projecto que lhes é muito querido. Pantera colaborou com os dois criadores nos espectáculos “Uma História da Dúvida” (1998) e “Dan Dau” (1999).

Com uma carreira inspirada também na herança deixada por Pantera, Mayra Andrade integra este espectáculo, numa participação especial, que dá conta do enorme contributo de Orlando Barreto para a renovação de uma linguagem musical genuinamente cabo-verdiana e contemporânea.