Navio-Hospital Gil Eannes - Viana do Castelo
Viana do Castelo é uma bela cidade portuguesa com uma forte tradição marítima. Desde a importante participação nos Descobrimentos portugueses, ao posterior contributo na pesca do bacalhau, Viana não se consegue desassociar do mar e o Navio Hospital Gil Eannes é um marco que nos remete para esta duradoura ligação.
Construído nos estaleiros de Viana em 1955, o Navio-Hospital Gil Eannes, durante décadas, prestou auxílio à frota bacalhoeira portuguesa que pescava pelas inóspitas Terra Nova e Gronelândia. Após o seu glorioso contributo, com a desactivação da frota bacalhoeira que apoiava, o navio foi condenado ao apodrecimento nas docas de Lisboa. Felizmente, em 1998, foi recuperado e devolvido à sua casa natal, para funcionar como um espaço museológico e, assim, dar a conhecer a todos a sua história.
Desde o seu regresso à antiga doca comercial de Viana do Castelo, o Navio Gil Eannes assumiu-se como um como pólo de atractividade do concelho. Os visitantes podem conhecer diversos espaços da embarcação, tanto os mais gerais como a ponte de comando, casa das máquinas e camarotes, assim como, os espaços que integram a zona hospitalar, onde se destacam um consultório médico, um gabinete de radiologia e ainda um bloco operatório. Este navio lembra a todos os desafios e adversidades pelas quais os pescadores de bacalhau passavam, testemunhando o passado e a história de Viana do Castelo.