Museu do Oriente celebra a Primavera
O Museu do Oriente assinala a chegada da Primavera com um conjunto de oficinas para famílias, ao longo do mês de Março, que convidam a abraçar a nova estação do ano, símbolo de renovação e crescimento.
Para os mais novos a sugestão é já no sábado, dia 5 de Março, com a oficina “Magias de Primavera”, destinada a famílias com bebés até aos 12 meses. Do desabrochar das flores aos bichinhos que regressam após um merecido descanso, esta sessão convida-os a descobrir e a observar o despertar da Natureza por esta altura do ano.
Por entre tintas e pincéis, construir uma “Coroa de Primavera” é o desafio lançado no sábado, 12 de Março, a pais e bebés entre os 12 e os 36 meses, numa sessão recheada de cores e delicados odores.
Na Índia, todos os anos, a chegada da Primavera é celebrada com muita música, dança, abraços e… tinta. No sábado, 19 de Março, o Museu do Oriente recria o “Holi – O Festival da Primavera”, numa divertida oficina, durante a qual os participantes vão preparar um tapete de boas-vindas à nova estação do ano e de onde sairão, provavelmente, também eles um pouco pintados.
Para os mais graúdos, neste mesmo dia realiza-se uma sessão online de Yoga para a Primavera, uma prática acessível a todos e dedicada à estação da renovação. Através de exercícios mais energizantes, quer a nível das asanas (posturas), quer a nível da respiração (pranayama), pretende-se limpar os resíduos e os excessos acumulados durante o Inverno, através de práticas activas (saudação ao sol), kriyas (limpezas), aberturas, torções e meditação, propiciando o equilíbrio emocional, força e vitalidade, para receber o espírito da Primavera.