Município da Sertã promove campanha “Direitos sem violência”

Município da Sertã promove campanha “Direitos sem violência”
No mês de Novembro, o Município da Sertã vai promover uma campanha contra a violência por ocasião do Dia Mundial do Pijama (20 de Novembro) e do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de Novembro). Intitulada “Direitos sem Violência”, a campanha prevê a realização de diversas iniciativas que contam com a parceria da CPCJ Sertã (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens), GNR da Sertã (Guarda Nacional Republicana) e Agrupamento de Escolas da Sertã.
 
O Dia Mundial do Pijama é uma iniciativa da Mundos de Vida, que se assinala anualmente a 20 de Novembro, data que marca a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, em que crianças até aos 10 anos, professores e educadores vestem o pijama que simboliza conforto, protecção e bem-estar, numa analogia à família que conforta e protege. Neste dia, as crianças relembram os seus direitos, em especial o direito a crescer numa família e o direito à não-violência.
 
Por seu lado, a 25 de Novembro assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Em Portugal 85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres de todas as condições e de todos os estratos sociais e económicos, sendo que em média uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica. A efeméride visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
 
Nos casos de violência doméstica, as crianças acabam por tornar-se vítimas directas, vendo comprometidos os seus direitos a uma família feliz e à segurança, afectando o seu normal e saudável desenvolvimento. Por esta razão, ambas as efemérides, Dia Mundial do Pijama e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, serão assinaladas em conjunto, estando presentes nas várias iniciativas promovidas pelo Município da Sertã, CPCJ Sertã (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens), GNR (Guarda Nacional Republicana) e Agrupamento de Escolas da Sertã.
 
A cada uma das oito escolas básicas do concelho da Sertã será atribuído um direito e a cada direito corresponderá um mês no calendário 2021 que será distribuído em operações “Stop à Violência!” que serão dinamizadas por elementos da GNR e crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico na Sertã (20 e 25 de Novembro) e Cernache do Bonjardim (23 de Novembro). O objectivo passa por sensibilizar condutores e transeuntes para as temáticas em questão, entregando-lhes o calendário com desenhos elaborados pelas crianças e mensagens anti-violência.
 
Na Vila da Sertã, a turma de Multimédia do Agrupamento de Escolas da Sertã, realizará um VoxPop, recolhendo testemunhos da comunidade relativos a temática da violência e registando os momentos da operação “Stop à Violência!”, assim como entrevistas ao Presidente da Câmara Municipal da Sertã, à Presidente da CPCJ da Sertã, ao Comandante do Destacamento Territorial da GNR da Sertã e à Procuradora do Ministério Público.
 
Todo o trabalho desenvolvido nestas efemérides será posteriormente apresentado publicamente a 14 de Fevereiro de 2021, numa acção de prevenção de violência doméstica, dirigida à comunidade escolar do ensino secundário.