«Liberdade», de Paula Lobato de Faria: a memória de um país à procura de uma nova identidade

«Liberdade», de Paula Lobato de Faria: a memória de um país à procura de uma nova identidade
Foto: DR

Mesmo na liberdade há sempre um preço a pagar

 

Inspirado em acontecimentos reais, este romance revela um país em convulsão, nos anos de 1974-75, através da história de uma família tradicional portuguesa.

 

Tendo como pano de fundo acontecimentos reais, o romance Liberdade, de Paula Lobato de Faria, revela um país em convulsão, nos anos de 1974-75, onde se agitam movimentos golpistas e espiões internacionais.

 

Neste Portugal em plena mudança, duas mulheres têm de reinventar o seu caminho. Cristiana enfrenta o fim trágico do seu casamento e a sua filha, Drina, vê abrir-seà sua volta um mundo de permissividade e incerteza.

 

Determinadas e unidas no amor, vão trocar as voltas ao destino, cada uma à sua maneira.

 

A par das personagens que dão corpo à narrativa ficcionada, o retracto de Portugal à época regista a menção de políticos como Mário Soares, Álvaro Cunhal, Francisco Sá Carneiro, Otelo Saraiva de Carvalho, António de Spínola, Olof Palme, Frank Carlucci, Henri Kissinger, sem esquecer o papel desempenhado pelo Grupo dos Nove, o ELP e a CIA.

 

Entre o 1º de Maio de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, esta história espelha a memória de um país à procura de uma nova identidade, enriquecida de pormenores curiosos, incluindo referências políticas, sociais, musicais e literárias. Já nas livrarias.

 

SOBRE A AUTORA

Paula Lobato de Faria é mãe de dois filhos e vive em Lisboa. É licenciada e doutorada em Direito, exercendo a profissão de professora universitária na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Tem várias publicações internacionais nas áreas do direito da saúde, bioética e direitos humanos. Estudou e viveu em França, Itália e nos Estados Unidos, mas é Portugal o país que mais a apaixona.

 

Estreou-se na ficção com o romance Imaculada, que retracta uma família no Portugal dos anos 50. Tundavala acompanha as personagens no final do Estado Novo, na metrópole, no exílio e em Angola. Liberdade, por sua vez, situa-se nos tumultuosos anos de 1974-75 e espelha as complexidades e contradições trazidas pela revolução de Abril.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Liberdade

Autora: Paula Lobato de Faria

Chegada às livrarias: 13 de Março de 2024

Páginas: 344 PVP: 18,50€

ISBN: 978-989-724-684-5

CLUBE DO AUTOR EDITORA