Jovens poveiros lançam APP para apoiar a comunidade emigrante
A App e.migra foi uma ideia que emergiu de jovens poveiros e que encontrou condições para se realizar, graças ao estabelecimento de um protocolo de cooperação entre o Município da Póvoa de Varzim e a Associação Juvenil – Movimento de Empreendedorismo e Criatividade Social (MECS). O projecto foi o vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2019, cuja apresentação pública decorreu no passado dia 22 de Dezembro.
A App e.migra pretende incentivar a participação na descoberta e contribuição para a coesão social, comunicação, interacção e partilha da comunidade emigrante da Póvoa de Varzim, em qualquer região do globo. Disponível em iOS e Android, esta plataforma visa estabelecer uma ponte com respostas para as necessidades de quem vai e com oportunidades de negócio e empreendedorismo para quem fica.
Os Presidentes da Junta de Freguesia de Laúndos e da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, marcaram presença na sessão pública que contou, ainda, com a intervenção do Vereador da Juventude, que fez questão de saudar a importância de iniciativas como o Orçamento Participativo Jovem para a promoção deste tipo de projectos empreendedores de relevância social. Segundo Marco Barbosa “este trabalho foi de intensa parceria, com momentos de desafio e crescimento conjunto, e é isso que representa o maior valor do Orçamento Participativo Jovem: é muito mais que um simples concurso de ideias, pois desafia e estimula o desenvolvimento pessoal de todos os os intervenientes no processo!”