Iúri Leitão vice-campeão europeu na corrida por pontos
O português Iúri Leitão foi hoje o segundo classificado na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Grenchen, Suíça. Maria Martins também competiu nesta quarta-feira, sendo a nona classificada em eliminação.
A corrida por pontos masculina foi disputada a um ritmo intenso desde a primeira das 160 voltas. E Iúri Leitão foi um dos principais responsáveis por isso, pois esteve ao ataque desde o início. O minhoto pontuou nos três primeiros sprints e, nesse período de corrida, ainda esteve no lote dos corredores que ganharam uma volta ao pelotão.
Durante os 40 quilómetros de prova, disputados à estonteante média de 52,545 km/h, cedo se percebeu que Iúri Leitão e o francês Benjamin Thomas eram os mais fortes. Ambos estiveram entre os corredores que somaram duas voltas de avanço e contribuíram para eliminar da prova sete dos vinte participantes.
Nas contas finais, o francês conseguiu ser o mais consistente ao longo dos 16 sprints pontuáveis, conquistando a medalha de ouro, com 81 pontos. Iúri Leitão somou 61 e ficou com a medalha de prata. O terceiro lugar foi para o russo Vlas Shichkin, com 57.
“O Iúri fez uma prova espectacular. Na fase inicial, quando foi pontuar logo no primeiro sprint, a ideia era conquistar pontos, mas sem um grande desgaste. No entanto, a aceleração que ele fez foi decisiva para o desenrolar da corrida, marcando logo uma diferença no pelotão. A partir daí a corrida não parou mais e o Iúri tinha de estar em todas as movimentações em que se decidia a corrida e fê-lo muito bem. Estamos muito orgulhosos com o trabalho dele, numa prova extremamente exigente”, avalia o seleccionador nacional, Gabriel Mendes.
Iúri Leitão conta que “foi uma corrida muito rápida de início ao fim. Demos duas voltas e, com isso, contribuímos para que vários corredores saíssem de prova. A luta pelo segundo lugar foi renhida e obrigou a grande concentração. Dedico este resultado à minha família, que é fundamental para os meus desempenhos, assim como ao professor Gabriel e a toda a Selecção de Pista”.