Música local, nacional e internacional marcam a segunda semana de Julho é de Jazz

Música local, nacional e internacional marcam a segunda semana de Julho é de Jazz
Foto: DR

Segunda semana de Julho é de Jazz é marcada pela harmonia entre artistas internacionais, nacionais e locais

 

 Até sábado, Orquestra Jazz de Matosinhos com Peter Evans e Mary Halvorson’s Amaryllis Sextet pisam o palco do Theatro Circo, enquanto o gnration recebe Zoh Amba Sun Ensemble e os jovens bracarenses Fourward. No plano cinematográfico, quarta-feira será exibido o documentário Inside Scofield, de Joerg Steineck, sobre o lendário guitarrista.

Aprendiz de David Murray e nome em rápida ascensão no jazz, Zoh Amba dá o pontapé de saída para o segundo fim de semana do Julho é de Jazz. Aos 24 anos, a saxofonista norte-americana colecciona elogios de renomados improvisadores com o dobro ou o triplo da sua idade, como John Zorn, William Parker, Shahzad Ismaily ou Steve Gunn. Chega ao gnration a 10 de Julho com o seu Zoh Amba Sun Ensemble, acompanhada por Lex Korten, no piano, e Miguel Marcel Russell, na bateria.

A 11 de Julho, Mary Halvorson regressa a Portugal, acompanhada do seu Amaryllis Sextet, para um concerto no Theatro Circo. A compositora e guitarrista apresenta o seu mais recente álbum, About Ghosts. Uma obra imaginativa que continua a exploração musical destemida da artista que, pela primeira vez, integra uma camada electrónica. Para além de Halvorson, na guitarra, o Amaryllis Sextet conta ainda com Patricia Brennan, no vibrafone, Nick Dunston, no contrabaixo, Tomas Fujiwara, na bateria, Jacob Garchik, no trombone, e Adam O’Farrill, no trompete.

O último dia do Julho é de Jazz, 12 de Julho, começa no gnration com o jovem quarteto Fourward. Promessas para a nova geração do jazz nacional, este quarteto é formado por José João Viana, na guitarra eléctrica, Gonçalo Cravinho Lopes, no baixo e contrabaixo, Simão Duque, no trompete, e Tomás Alvarenga, nos sintetizadores e bateria. Os quatro com raízes em Braga, apresentam algumas das composições que compõem o seu disco de estreia, gravado com o apoio do gnration.

A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) convida o trompetista Peter Evans, figura fundamental do jazz moderno, para o concerto de encerramento da décima primeira edição do Julho é de Jazz. Com a direcção musical de Pedro Guedes e Evans como solista, vão reconstruir o som expansivo dos discos Miles Ahead (1957) e Porgy & Bess (1959), trabalhos essenciais da história do jazz e da música improvisada.

O Julho é de Jazz volta a ter um programa de cinema, com títulos essenciais para a história do género. Esta semana, a 9 de Julho, é exibido o documentário Inside Scofield (2022), de Joerg Steineck. Debruçando-se sobre a vida e a carreira do guitarrista John Scofield, este filme combina imagens de bastidores, com entrevistas e performances ao vivo, acompanhando o guitarrista e destacando a sua influência no jazz actual.

 

Estão disponíveis passes para a primeira e segunda semanas do Julho é de Jazz, que dão acesso aos concertos e filmes de cada semana. Estes passes têm um valor de 25 euros cada e podem ser adquiridos nas bilheteiras do Theatro Circo e gnration, locais habituais, e AQUI . Os bilhetes para cada espectáculo estão disponíveis nos mesmos locais.

 

 

Programa

 

Inside Scofield, de Joerg Steineck

Theatro Circo

9 Julho, qua, 21:30

 

Zoh Amba Sun Ensemble

gnration

10 Julho, qui, 21:30

 

Mary Halvorson Amaryllis Sextet

Theatro Circo

11 Julho, sex, 21:30

 

BILHETERIA