Habito o Mundo - Novo projecto de arte destinado a refugiados

Habito o Mundo - Novo projecto de arte destinado a refugiados
Fotografia: D.R.

A Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas iniciou em Setembro de 2022 o projecto “Habito O Mundo”, um projecto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, no âmbito da iniciativa Partis & Art For Change.

“Habito o Mundo” é um projecto de arte comunitária, participativa, cujos destinatários principais são pessoas refugiadas residentes na Região Norte do país, com naturalidades distintas, com pressupostos de inclusão social e tendo em vista melhorar a sua qualidade de vida, sob diversas formas.

Neste projecto cria-se espaço e tempo para que as crianças e jovens se possam expressar, partilhar, construir, sonhar, criar, através do desenho, da pintura, da cerâmica, da fotografia e outras formas e expressões artísticas, como o teatro e a dança, possibilitando que retirem destes meios e técnicas artísticas o prazer da criação e da sua expressão. Tem sido, assim, um percurso de espaço e liberdade para sonhar e para explorar diferentes técnicas e experiências artísticas, ao longo de sessões regulares em três Polos distintos: Porto; S. João da Madeira e Braga.

Em momentos específicos, “Habito o Mundo” terá oficinas artísticas na área da cerâmica, da arte urbana e da ilustração que irão permitir o contacto entre todos os participantes em ambiente de (co)criação artística, entre participantes, dinamizadores e artistas, culminando cada oficina na construção de uma obra/legado, como: construção de painel de cerâmica original, de um mural de arte urbana e de um livro ilustrado a partir dos trabalhos desenvolvidos.

Em Julho, vai realizar-se uma oficina de cerâmica que permitirá a criação de um painel na histórica oficina de cerâmica da Cooperativa Árvore.