Grupo dos Amigos do Património Pampilhosenses dinamiza 7º Encontro Cultural

Grupo dos Amigos do Património Pampilhosenses dinamiza 7º Encontro Cultural
Foto: DR

No próximo sábado, dia 12 de Julho, o Edifício Monsenhor Nunes Pereira será palco do 7.º Encontro Cultural Pampilhosense, sob o tema “A vila da Pampilhosa da Serra: poder e sociedade”.

 

Organizado pelo Grupo dos Amigos do Património Pampilhosense (GAPP), com o apoio da Câmara Municipal e da Academia Portuguesa de Ex-Libris, o evento contará com a participação de Pedro Freire, Fernando Rua, Júlio Cortez Fernandes e Eduardo Brito, que irão abordar e partilhar diferentes perspectivas sobre a história, o quotidiano e as particularidades da vila de Pampilhosa da Serra.

 

Além destas apresentações, será inaugurada a exposição “As bibliotecas também têm ex-libris”, composta por um conjunto de ex-libris relacionados com as bibliotecas públicas e exemplares criados por monsenhor Augusto Nunes Pereira. Esta mostra de pequenos papéis com desenhos artísticos, que normalmente identificam o proprietário de um livro, terá como base aa colecção particular do conhecido coleccionador Segismundo Pinto e ficará patente ao público até 31 de Agosto.

 

O GAPP é grupo informal de pessoas que tem como objectivos a defesa e conservação do património do concelho de Pampilhosa da Serra, a par da sua investigação e valorização, designadamente através da realização de congressos, acções de formação ou de esclarecimento, exposições, visitas e publicações. Em 2018, organizou um colóquio e exposição sobre o padre Carlos Borges das Neves e no ano seguinte, realizou novo colóquio dedicado à Quinta da Feteira, ambos com o apoio do município pampilhosense. Dado o contexto vivido em 2021, efectivou um colóquio online. Em 2022, realizou em conjunto com a Junta de Freguesia de Fajão-Vidual um colóquio sobre o pintor Guilherme Filipe e, por fim, no ano passado uma sessão de homenagem à investigadora Ana Paula Branco, em associação com a Liga de Melhoramentos de Carvalho. Por fim, em 2024 organizou, em Dornelas do Zêzere, um colóquio subordinado à figura de D. Eurico Dias Nogueira.