Grândola, Vila sem cor no vídeo de zé menos & Pedro, o Mau.

Grândola, Vila sem cor no vídeo de zé menos & Pedro, o Mau.
Foto: zé menos ©Simão Costa
Grândola, Vila sem cor no vídeo de zé menos & Pedro, o Mau.

zé menos & Pedro, o Mau lançam vídeo para “arena” e anunciam data de novo EP

Este é o single de antecipação ao EP “quatro partos” que sai a 24 de Maio

 

zé menos & Pedro, o Mau - single “arena

 

Após 5 anos desde o seu álbum de estreia, zé menos está de volta com novo single “arena”. O artista gaiense junta-se agora ao produtor Pedro, o Mau (parte integrante do projecto ALMA ATA) para um EP colaborativo intitulado “quatro partos”, que tem data de lançamento agendada para 24 de Maio e que é composto por 6 faixas produzidas por Pedro, o Mau; escritas e interpretadas por zé menos.

 

Esse interregno criativo não significou menos actividade para zé menos: enquanto músico, tem acompanhado os projectos de MONA LINDA e de Riça ao vivo; enquanto engenheiro de som e director criativo participou na construção de trabalhos discográficos de artistas como redoma, ALMA ATA, joão não, Sien, Riça ou MONA LINDA.

 

Se no seu estreante e aclamado disco “o chão do parque”, editado em 2019, a agulha musical revelou novos traçados para o hip hop nacional, num registo outonal e exploratório, criado inteiramente por si, da escrita à composição, agora, em “arena”, zé menos caracteriza-se enquanto cantautor contemporâneo, servido dum instrumental electrónico de cadência lenta, a espaços com o alvoroço das suas palavras, que lembram da importância de cuidarmos das conquistas de Abril de há 50 anos.

 

“A vontade de a escrever veio no rescaldo das presidenciais de 2021. Os cravos enquanto flor/conquista que precisa de manutenção e que não a tem tido, só sendo regada por água salgada. Suor do trabalho, lágrimas. - zé menos

 

Disponível a partir de 5 de Abril, a música “arena” conta também com vídeo realizado por José Magro, imagem de Tiago Carvalho, arte de Ana Meleiro e figuração de Isabel Caliano, Rui Correia, António Ribeiro, Ana Meleiro, Diana Queirós e Zé Poças.

 

 

zé menos

Biografia musical

José Poças é engenheiro de som e produtor musical. Enquanto artista apresenta-se pelo nome de zé menos. Desde 2012 que a sua vida orbita à volta da música: estudou Produção e Tecnologia da Música na ESMAE; tem gravado, misturado e masterizado obras de artistas como redoma, Riça, ALMA ATA, MONA LINDA, joão não e Sien; antes de se apresentar como zé menos, já havia editado discos como Kap. Nos últimos dois anos, enquanto músico, tem acompanhado os projectos de MONA LINDA e de Riça ao vivo.

 

Em 2019 lançou o álbum “o chão do parque”, disco guiado pela alegoria da liquidambar, por onde se desenrola o processo de chegada à vida adulta. Um registooutonal e exploratório, criado inteiramente por si, da escrita à composição, querevelou novos traçados para o hip hop nacional. O álbum foi considerado um dos melhores discos nacionais para o Rimas e Batidas, tendo recebido palavras elogiosas de nomes da imprensa especializada como Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas/Antena 3) ou Francisco Noronha (Ípsilon); o tema “descalço / os que dançam” foi escolhido para integrar a compilação Fnac Novos Talentos. Depois doperíodo de pandemia, o disco foi apresentado em locais como o Passos Manuel, o Musicbox ou festivais como o Zigurfest e o Soundville.

 

Em Maio de 2024, zé retoma à edição discográfica com o EP “quatro partos”, onde aparece caracterizado de cantautor contemporâneo, servido por instrumentais electrónicos de cadência lenta, a espaços com o alvoroço das suas palavras. Corresponde a um trabalho colaborativo composto por 6 faixas produzidas por Pedro, o Mau; escritas e interpretadas por zé menos. Lançado a 5 de Abril, “arena” é o primeiro single de antecipação ao EP. A música é acompanhada de vídeo realizado por José Magro.

 

Ao vivo, os seus espectáculos são sinónimo de catarse. zé menos é conhecido pela sua expressividade facial e corporal, que adensam a interpretação das músicas, criando dramatismo e um efeito teatral.