Gaia Férias+ está de regresso com quatro semanas de vivências únicas

Gaia Férias+ está de regresso  com quatro semanas de vivências únicas
Fotografia: D.R.

Destinado a todos os jovens do Município de Gaia dos 10 aos 15 anos de idade, o campo de férias «Gaia Férias+» está de regresso. Criado, implementado e dinamizado pela Câmara Municipal de Gaia, este projecto, que existe desde 2016 (interrompido pela pandemia), foi pensado para ocupar os tempos livres de crianças e jovens durante as férias de Verão, com o objectivo primordial de proporcionar vivências desportivas, lúdicas e sociais e dar segurança às famílias. A iniciativa pretende, ainda, proporcionar um conjunto de actividades de carácter pedagógico, desportivo e lúdico, com especial ênfase para a generalização da prática desportiva junto da população jovem enquanto factor essencial para a melhoria da qualidade de vida e fundamental para a formação pessoal, social e desportiva dos jovens. Inicia-se a 3 de Julho e termina a 27 de Julho, decorrendo entre as 8h30 e as 17h30.

O «Gaia Férias+» inclui o acompanhamento permanente por coordenadores, monitores e animadores especializados; o transporte em autocarros entre os locais de recepção dos participantes e os locais onde se realizam as actividades (quando necessário) e o percurso inverso; almoço e lanche da tarde (os lanches da manhã são da responsabilidade do participante); e seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil durante as viagens e a estada.

O valor de inscrição por semana é de 70 euros, sendo que haverá descontos para quem frequenta mais de uma:  uma semana (70 euros), duas semanas (125 euros), três semanas (180 euros), quatro semanas (235 euros). No caso de haver inscrições de irmãos, haverá um desconto de cinco euros por participante.

As actividades foram planeadas com rigor, de forma a serem abrangentes e a cumprirem os objectivos do programa, envolvendo, assim, dinâmicas e áreas muito distintas: educação ambiental (autocarro do ambiente, Parque Biológico de Gaia, Parque da Lavandeira, Parque da Cidade do Porto), educação artística (pintura e dança), actividades desportivas (karaté, capoeira, canoagem, ténis, voleibol, rubby, atletismo, golfe, ténis de mesa), ‘team building’ (jogos no âmbito da dinâmica de grupos em que a cooperação e a confiança são fundamentais), actividades socioculturais (Planetário, piscinas de Guimarães, Bombeiros Sapadores, PSP, Pedy Intergeracional), actividades ao ar livre e de autoconhecimento (defesa pessoal e ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal).

O Programa «Gaia Férias+» resulta de um investimento municipal na ordem dos 52 mil euros, valor que inclui as refeições, os transportes, os seguros, os serviços de entretenimento, as pulseiras e t-shirts e o acesso a actividades como as piscinas de Guimarães ou o Planetário.