Festival Al Mossassa leva Marvão até ao tempo da sua fundação

Festival Al Mossassa leva Marvão até ao tempo da sua fundação
Fotografia: D.R.

Durante três dias, a vila de Marvão recua no tempo, até à era da sua fundação pelo líder militar e religioso sufista Ibn Marwan, no séc. IX, com a realização do Festival Al Mossassa. Entre 29 de Setembro e 1 de Outubro, as muralhas de Marvão vão albergar recriações históricas, espectáculos de dança, música, artes circenses, exposições e jogos medievais.

 

Conhecida também como a Festa da Fundação, a 16ª edição apresenta um programa diário muito diversificado e rico em actividades, que convida a uma visita prolongada dentro do cenário das muralhas da vila de Marvão.

 

Com o espectáculo “Na sombra de Ibn Marwan”, agendado para as 21h30 de sexta-feira e sábado, e no desfile que vai percorrer as ruas da parte alta da vila, nas tardes de sábado (18h00) e domingo (16h00), com a participação de mais de 60 pessoas trajadas a rigor, entre cavaleiros, guerreiros, malabaristas, saltimbancos, músicos, bailarinas, encantadores de serpentes e falcoeiros, vai celebrar-se a autenticidade das origens de Marvão e recordar o ambiente vivido na época.

 

No “Mercado das 3 Culturas”, que se realiza na parte alta da vila e durante os três dias do Festival, os visitantes podem explorar um vasto leque de produtos e sabores das culturas islâmica, judaica e cristã.

 

A inauguração do Festival Al Mossassa está marcada para as 18h00 de sexta-feira, 29 de Setembro, no átrio dos Paços do Concelho.

 

Quem foi Ibn Marwan?

 

Ibn Marwan foi um líder militar e religioso sufista, considerado o fundador de Marvão e de Badajoz. A partir das duas localidades constituiu o seu reino independente, que se espalhava pelo Alentejo. Ibn Marwan mandou edificar o Castelo de Marvão, em 876 d.C., na altura denominado Fortaleza da Ammaia, e ficou conhecido pela sua astúcia e carácter aguerrido, tendo, ao longo da sua vida política, oscilado nas amizades entre cristãos e mouros. É o seu espírito intercultural que caracteriza o Festival Al Mossassa, realizado também em Badajoz.

Espectáculo “Na sombra de Ibn Marwan”

 

“Na sombra de Ibn Marwan” é o nome do espectáculo que marca as noites de sexta-feira e sábado no Festival Al Mossassa, sempre às 21h30, numa criação artística que celebra a história do guerreiro fundador de Marvão, sobre o cenário do castelo que o próprio mandou edificar. Abrangendo as artes da dança, teatro e fogo, o espectáculo enaltece as origens da vila de forma arrebatadora, prometendo surpreender todos os presentes.

 

Festival Al Mossassa certificado como EcoEvento

 

A 16ª edição do Festival volta a alcançar o estatuto de EcoEvento, pelo seu compromisso com a sustentabilidade e pelas boas práticas ambientais implementadas pelo Município de Marvão. Tais como, a recolha seletiva de resíduos no recinto do evento e a disponibilização de copos reutilizáveis, que podem ser adquiridos por um valor simbólico, para reduzir a pegada ecológica do evento.

 

XVIII Feira do Livro de Marvão arranca em paralelo

 

Entre os dias 29 de Setembro e 8 de Outubro, o Município de Marvão promove a 18ª edição da Feira do Livro na Casa da Cultura. A autarquia oferece a entrada gratuita no Festival Al Mossassa, a quem adquira um livro na Feira, mediante apresentação de comprovativo de compra.