Feira do Livro do Porto

Feira do Livro do Porto
Fotografia: D.R.

A partir das 12 horas desta sexta-feira , os Jardins do Palácio de Cristal abrem portas à Cultura, com uma agenda preenchida de homenagens, lições, concertos, filmes e atividades para toda a família. A 9ª edição da Feira do Livro do Porto, promovida pela Câmara Municipal do Porto, começa já amanhã, e conta com a visita do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, às 14h30, como é tradição. Até 11 de setembro, o festival literário acolhe 84 expositores, entre livrarias, editoras e alfarrabistas de todo o país. Em paralelo decorrem mais de 100 atividades, de acesso gratuito, numa agenda repleta de conversas, lições, oficinas, concertos, filmes e atividades para bebés, crianças e jovens.

A poesia é o fio condutor de uma programação que terá como principais homenageados Ana Luísa Amaral e Manuel Gusmão, além de uma atenção especial à literatura brasileira, numa ponte que celebra os 200 anos da independência do país.

Enquadrada pela paisagem natural dos jardins e pelas vistas privilegiadas sobre o Rio Douro, a Feira do Livro estende-se por vários espaços do recinto, tendo como epicentro do programa literário o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) e os “palcos” habituais da programação paralela, como os Concertos de Bolso, no Terreiro da Casa do Roseiral, o Porta-Jazz ao Relento, no Lago dos Cavalinhos e ainda a Concha Acústica, onde decorrerão as sessões Palavra Soprada, que conta, como habitual, com uma intervenção artística, este ano assinada por Franpancispiscapa, também em homenagem a Ana Luísa Amaral.

O público infantojuvenil terá uma atenção especial dentro do programa cultural, com cerca de 50 atividades para bebés, crianças e jovens, entre iniciativas como Oficinas de Ilustração, À volta dos livros, Oficinas de Desenho, Sessões de Contos, Atividades Para Bebés e Para Famílias.

Programação do primeiro fim de semana

Tendo como mote “Imaginar”, o evento que se assume como um verdadeiro festival cultural presta homenagem a Ana Luísa Amaral, cujo recente desaparecimento marca de forma indelével esta edição. O primeiro fim-de-semana é inteiramente dedicado a celebrar a sua vida e obra, com a Lição “ANA LUÍSA AMARAL: POESIA E MUNDO”, por Maria Irene Ramalho, sábado às 11h30, no Auditório da BMAG. Às 15h00 tem lugar o momento simbólico de atribuição da Tília à autora homenageada, cerimónia conduzida por Rui Moreira, seguida da dupla sessão de homenagem, no Auditório da BMAG, com a exibição do filme “ENTRE DOIS RIOS E OUTRAS NOITES”, apresentado por Nuno F. Santos, realizador do documentário, e a Conversa “O SOM QUE OS VERSOS FAZEM A ABRIR”, com Rosa Maria Martelo, Isabel Pires de Lima, Teresa Coutinho, Nuno F. Santos e moderação de Luís Caetano.

Já no domingo, às 11h30, Rosa Maria Martelo e Isabel Pires de Lima estarão na companhia dos professores universitários Pedro Serra e Joana Matos Frias, para revisitar o “O OLHAR DIAGONAL DAS COISAS”, livro com a poesia reunida de Ana Luísa Amaral. Às 16h, o Auditório é palco “DA TRADUÇÃO E OUTROS DESVIOS”, na qual três das tradutoras que colaboraram com a poeta – Livia Apa, Lauren Mendinueta e Catherine Dumas – recordam as importantes traduções para língua portuguesa de autores anglo-saxónicos como Emily Dickinson, William Shakespeare, John Updike e Patricia Highsmith. É com a performance do diseur Isaque Ferreira, em “UMA RECEITA QUALQUER – PARA UMA GASTRONOMIA EMOCIONAL”, que se fazem se fecham as celebrações à vida da poeta no fim de semana.

Outra figura evocada no evento é Manuel Gusmão, poeta humanista e um dos mais influentes leitores e críticos de poesia, a quem é dedicado o primeiro dia (26.08), com a inauguração, às 17h00, da exposição “ESCREVO PARA UM AMIGO QUE VIRÁ”, no Gabinete Gráfico do Museu da Cidade, localizado à entrada do auditório da BMAG. No mesmo dia, às 21h00 tem lugar a Lição “O SOPRO ÉPICO EM MANUEL GUSMÃO: POEMA LONGO E RECITAÇÃO”, Helena Carvalhão Buescu, no Auditório da BMAG.

Ainda na sexta-feira, acontece o primeiro Concerto de Bolso, programação a cargo de Luís Salgado (Maus Hábitos), com a rapper AZIA e a dupla REDOMA a assinar a banda sonora do por-do-sol mágico no Terreiro do Roseiral. No sábado, sobem ao mesmo palco PALANKALAMA e DAGUIDA.

Ainda na programação musical, sábado decorre o primeiro concerto da Associação Porta-jazz VAZIO E O OCTAEDRO, às 21h00, no Largo dos Cavalinhos.

A sétima arte também tem espaço no primeiro fim-de-semana, com a exibição do filme português “UM NOME PARA O QUE SOU” (2022), de Marta Pessoa, sábado às 21h00.

E porque o fim-de-semana é a altura ideal para programas em família, a Feira do Livro terá uma programação especial dedicada aos mais pequenos, na sala infantojuvenil da BMAG. Sábado às 11h00, tem lugar o teatro para bebés (18 a 36 meses) “UM MERGULHO NO MAR” e em simultâneo no Largo dos Cavalinhos haverá a oficina de desenho “O OLHAR (CURIOSO) DAS COISAS” (M/6 anos, acompanhadas de 1 adulto), com Lara Soares. Às 15h00 é momento da sessão de conto “ERA UMA VES…PA!” (M/3 anos, acompanhadas de 1 adulto), com Sandra Barros e às 16h00 é altura do “BRINCADOR + OFICINA: 3 PALAVRAS, 1 IMAGEM” (M/6 anos, acompanhadas de 1 adulto), uma conversa com Álvaro Magalhães e Cátia Vidinhas, seguida por uma oficina de ilustração.

Mesmo fora do recinto da Feira do Livro do Porto, será possível acompanhar os principais destaques do evento: a Rádio Estação estará em transmissão, a partir do recinto, durante os 17 dias em que decorre o festival, dentro do seu horário de funcionamento, na frequência 97.3FM. A Rádio Estação, um projeto criado pelo Museu da Cidade em 2020, transmitirá grande parte dos concertos inseridos na programação da Feira e será o centro nevrálgico da programação, acolhendo e recolhendo depoimentos de conversas com os escritores, artistas e demais participantes do evento, para transmissão diária. Na grelha de programação desta rádio que está acessível online através do Sítio Invisível do Museu da Cidade somam-se, ao vivo, os concertos Arca, com curadoria da Matéria Prima.

De 26 de agosto a 11 de setembro, prometem-se 17 dias de encontros nas mais de 100 atividades de acesso gratuito, entre as quais 46 atividades infantojuvenis, 22 concertos, 11 conversas, 9 lições, 4 sessões de cinema e 5 sessões de palavra soprada. A programação subdivide-se em diferentes temas com curadorias de diferentes entidades e criadores da cidade