Estação Náutica de Esposende vai participar na maior feira náutica do mundo

Estação Náutica de Esposende vai participar na maior feira náutica do mundo
Fotografia: D.R.

A Estação Náutica de Esposende, em conjunto com as congéneres da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos e Espinho, vai participar na maior feira náutica do mundo, a Boot 2023, que decorrerá em Dusseldorf, Alemanha, entre os próximos dias 21 e 29 de Janeiro.

A presença ocorrerá num stand partilhado pelas Estações Náuticas do Litoral Norte, dedicado ao Turismo Náutico, no âmbito do projecto de Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal, da Fórum Oceano, que visa a promoção e internacionalização da náutica portuguesa. 

A representação da “Náutica do Litoral Norte” aproveitará para divulgar todas as potencialidades deste território, sobretudo das actividades ligadas aos rios e mar, para além de dar a conhecer as empresas que operam no sector e proporcionar negócios com alguns operadores turísticos internacionais presentes no certame. Durante o decorrer da Boot, será feita a apresentação da brochura conjunta da “Náutica do Litoral Norte”.

Esta participação é também uma parceria com empresas turísticas de Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos e Espinho com ligações à náutica. Este certame constitui uma excelente oportunidade para contactar com o público em geral, mas sobretudo com operadores europeus ligados à náutica (kitesurf, surf, etc.). Ao longo de nove dias passarão pelo certame alemão milhares de visitantes, proveniente de todo mundo.

As vantagens da localização da Costa do Litoral Norte assentam, essencialmente, na proximidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na oferta de uma rede rodoviária que facilita a acessibilidade ao território, bem como a proximidade de centros urbanos como a cidade do Porto e outros locais Património da Humanidade da Unesco, como o Vale do Douro, Guimarães, Braga, Santiago de Compostela, para além do Parque Nacional da Peneda Gerês (reserva da Biosfera).

Acrescente-se, ainda, as infra estruturas de apoio e a existência de muitas empresas a operar ao nível da náutica (operadores marítimo-turísticos), nas suas mais variadas vertentes (surf, kitesurf, vela, mergulho, canoagem, etc.). O clima ameno proporciona também condições para que se possam praticar muitas das actividades, durante a maior parte do ano.

Para além destes aspectos, a Costa Norte de Portugal, esculpida por rios e pelo Oceano Atlântico, tem impressa no seu ADN a experiência e o conhecimento adquiridos da indústria naval, dos descobrimentos e das rotas comerciais do Séc. XVI, passando pela actividade piscatória e pela indústria conserveira, até à diversificada oferta de actividades náuticas, com qualidade de excelência.

Esta acção insere-se no plano de Actividades da Estação Náutica de Esposende (2023_2025), e no Plano de Acção para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, enquadrando-se também nas metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.