Dia Mundial das Doenças de Movimento
A Sociedade Internacional da Doença de Parkinson e Outras Doenças do Movimento (MDS) determinou que o mês de Novembro será o mês da consciencialização sobre as Doenças do Movimento. E o dia 29 de Novembro, dia do nascimento do neurologista Charcot, o Dia Mundial das Doenças do Movimento.
As Doenças do Movimento são doenças neurológicas que se caracterizam, entre outros sintomas, por causarem uma alteração do movimento normal. Podem manifestar-se por movimentos mais lentos ou pelo aparecimento de movimentos anormais (ex. tiques, distonia, coreia, balismo, mioclonias, estereotipias).
As Doenças do Movimento mais frequentes são a Doença de Parkinson, o Tremor Essencial e a Síndroma das Pernas Inquietas. Outras doenças do movimento mais raras incluem a Doença de Huntington, a Atrofia Multissistémica, a Paralisia Supranuclear Progresssiva (PSP), o Blefaroespasmo, a Distonia Cervical, a Síndroma de Gilles de La Tourette, a Doença de Wilson e várias outras doenças.
Quando uma pessoa é referenciada para uma consulta de Doenças do Movimento, o objectivo é que seja acompanhada por profissionais de saúde com experiência na avaliação e tratamento de doentes com estas patologias. #movedisorder
O CNS | Campus Neurológico é um centro português especializado em doenças neurodegenerativas, nomeadamente em Doenças do Movimento, que tem por objectivo conciliar atividade clínica de qualidade com a condução de projetos de investigação e formação de profissionais de saúde, nas mesmas áreas médicas onde desenvolve atividade assistencial.