"Cultura para todos numa cidade educadora", em Barcelos

"Cultura para todos numa cidade educadora", em Barcelos

Há mais dez projectos no terreno do programa “Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva”. Trata-se de um conjunto de iniciativas que arrancaram no final de Maio e início de Junho e que integram aquele programa promovido pelo Município de Barcelos e co-financiado pelo Fundo Social Europeu, através do programa Norte 2020.
Assim, no eixo “A Igualdade da Arte”, começaram a ser desenvolvidos dois novos projetos: a “Fanfarra Os Apakitos” que conta com oficinas quinzenais de música e espectáculos a apresentar em Barcelos, e está a ser desenvolvido pela APAC; e o projecto “Expressar-te”, com oficinas criativas e expressivas e apresentações ao público, e que está a ser desenvolvido pela APACI.
No eixo Criatividade, Cidadania, Interculturalidade e Expressão Artística (Criatividade e Cidadania), também existem mais dois projectos em execução. O projecto “Música para Todos” da responsabilidade da Banda Musical de Oliveira e que conta com a realização de oficinas na área da Música, uma residência artística e um concerto final; e o projecto “Criar a Criatividade”, executado pela Associação Desportiva e Cultural de Manhente – Guitarras de Manhente que incide sobre o desenvolvimento do processo criativo na música, e que conta com a realização de uma residência artística, a gravação de um CD e apresentação em concerto do resultado do projecto.
Outro dos eixos que tem projectos em execução - mais seis concretamente - é o eixo Espaço Rural, Identidade do território e sustentabilidade. O projecto “Memórias da Música Popular Portuguesa” irá realizar oficinas de memórias musicais colectivas e um espectáculo pela Associação Cantoral e Atonal de Barcelos. O Projecto Barcelos a “Uma Voz” congrega os grupos corais do concelho na realização de oficinas para a produção do concerto “Barcelos a uma voz” e também será desenvolvido pela Associação Cantoral e Atonal de Barcelos.
Já o Projecto “Encontro Literário Palco de Terra” conta com a recolha e edição de obras de teatro comunitário, oficinas temáticas e um encontro literário e é executado pelo Teatro Balugas. De resto, esta mesma instituição desenvolve o Projecto “Terreiro – Teatro Comunitário”, que vai contar com uma residência artística e um espectáculo de teatro comunitário.
Ainda neste eixo, avançará o projecto “Criação das Bases de um EcoMuseu do Neiva” o qual consiste em consultoria técnica e científica para a criação daquele ecomuseu, e que tem como responsável a Edigma. Finalmente, também já está no terreno o projecto Festa do Teatro, que consiste na realização da Festa do Teatro Amador e cuja responsabilidade de execução é do Grupo de Teatro Amador Os Pioneiros da Ucha.