Cineteatro Alba com a dupla Mário Laginha e Pedro Burmester

Cineteatro Alba com a dupla Mário Laginha e Pedro Burmester
Foto: crédito Márcia Lessa

CINETEATRO ALBA COM MÁRIO LAGINHA, PEDRO BURMESTER E MANEL CRUZ

A dupla de pianistas Mário Laginha e Pedro Burmester sobe ao palco do Cineteatro Alba na noite de 17 de Fevereiro na estreia do Ciclo de Jazz “Tons Inteiros”, que ao longo do ano convidará artistas de referência nacionais ou internacionais. O espectáculo assinala ainda os 189 anos da Fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha.

 

Do Jazz para o Rock, Manel Cruz, o incontornável homem da frente dos Ornatos Violeta, está também em destaque na programação do primeiro trimestre. A 23 de Março, o artista reinventa o aclamado álbum a solo “Vida Nova” enquanto prepara o tão aguardado sucessor. Ainda na música, Luís Severo apresentará o novo disco em café-concerto na noite de 22 de Fevereiro, consolidando o estatuto de nome consensual na escrita de canções da sua geração.

 

No Teatro, João Baião regressa ao Cineteatro Alba a 23 de Fevereiro para levar ao palco “Feliz Aniversário”, uma divertida comédia sobre um homem infiel que vê os seus planos de passar uns dias agradáveis com a amante estragados quando a esposa se recusa a sair de casa. Além de João Baião, o elenco conta com Fernando Gomes, Heitor Lourenço, Cristina Oliveira, Bruna Andrade e Joana França. Caso os bilhetes esgotarem na primeira noite, será apresentada uma segunda sessão a 24 de Fevereiro. A Companhia Erva Daninha será outra presença no palco principal do Cineteatro Alba com “Parque Central”, um espectáculo que põe várias artes performativas em diálogo para trazer o espaço público para o interior, revelando a diversidade de cores, formas, géneros e acções. É na noite de 27 de Janeiro.

 

No cinema, o primeiro trimestre de 2024 é marcado pelo ciclo “O Movimento do Cinema”, um tributo às mulheres na sétima arte, com filmes realizados por portuguesas de diferentes gerações. Integram este ciclo “O Movimento das Coisas”, de Manuela Serra (18 de Janeiro), “Gipsofila”, de Margarida Leitão (8 de Fevereiro) e “Ama-San”, de Cláudia Varejão (28 de Março). Na Dança, “Borders” apresenta criações de três coreógrafos oriundos de Portugal, Espanha e França a 9 de Março, numa produção da Kale Companhia de Dança, desenvolvida no âmbito do projecto Regards Croisés.

 

No Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba, o público pode contar com uma noite de música com o duo Timeless Postcards (1 de Fevereiro) e a soirée intimista “Um Passo pela Poesia, com Laçorda Campos” (14 de Março). Quanto à produção local, o tradicional Concerto de Reis, com a participação de coros do Concelho, sobe ao palco a 6 de Janeiro e, no ciclo Bandas em Concerto, haverá espectáculos da Banda Filarmónica do Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas (20 de Janeiro), da Banda Velha União Sanjoanense (18 de Fevereiro) e da Banda da ARMAB, que assinala o 84.º aniversário (3 de Março). Finalmente, a 22 de Março, a Art’J – Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra leva à cena “Garagem, o Nosso Sonho”, no âmbito do projecto PANOS – Palcos Novos, Palavras Novas.

 

A programação do Cineteatro Alba para o primeiro trimestre de 2024 pode ser consultada na Agenda Municipal do Município de Albergaria-a-Velha, aqui.