Cineclube de Joane

Cineclube de Joane
Foto: DR

Cineclube de Joane – NOVEMBRO de 2023

(sessões às 21H45 na Casa das Artes de Famalicão)

 

2  – O SOL DO FUTURO de Nanni Moretti

Giovanni, um cineasta italiano de renome, está prestes a rodar o seu novo filme, mas com o casamento em crise, o produtor francês à beira da falência e a filha que o abandona, tudo parece estar a trabalhar contra ele! Sempre no limite, Giovanni terá de repensar a sua maneira de fazer as coisas se quiser conduzir o seu pequeno mundo em direcção a um futuro brilhante. O novo filme de Nanni Morett, que fez parte da Selecção Oficial do Festival de Cannes 2023.

9  – DIÁLOGO DE SOMBRAS de Júlio Alves + AZURARA & Carlos Amaral 
(em parceria com o festival binnar, entrada livre)

Depois de "Sacavém", Júlio Alves volta a debruçar-se sobre o trabalho de Pedro Costa. "Diálogo de Sombras" parte da importante exposição "Companhia", organizada em Serralves em 2018, da autoria e com curadoria do próprio Pedro Costa, que partia da obra do cineasta para criar um diálogo entre esses trabalhos e os de outros artistas que povoam o seu imaginário. (Cinemateca Portuguesa)

 

AZURARA + Carlos Amaral

Ainda nas suas primeiras apresentações públicas, Azurara é um projecto que junta Vítor Nuno Santos (Evols, Bildmeister) na voz e guitarra e Filipe Ferreira (Horselaughter) em guitarra e programações. A partir de uma instrumentação esparsa, desenham-se paisagens sonoras lentas e melancólicas em evocações cinematográficas e canta-se sobre desamores, ruínas e estradas. Para esta edição do BINNAR apresentam-se em colaboração com o cineasta e professor Carlos Amaral, que estreou em 2022 a sua aclamada longa-metragem "Mar Infinito" e será responsável pela componente visual de um quase-filme, quase-concerto.

 

16 (sessão às 21h00)  – TRENQUE LAUQUEN de Laura Citarella

Quando Laura desaparece sem explicação aparente, Rafael e Ezequiel, dois homens que apenas têm em comum o facto de estarem ambos apaixonados por ela, unem esforços para a encontrar. Ao longo de 12 capítulos, que dividem as quatro horas deste filme, o espectador segue a história dela, ao mesmo tempo que acompanha a busca incessante de Rafael e Ezequiel pelos meandros da cidade argentina de Trenque Lauquen. Mistura de realismo mágico, “thriller” e romance, “Trenque Lauquen” estreou-se na secção Orizzonti do Festival de Veneza e é a quarta longa-metragem da autoria da realizadora argentina Laura Citarella, que escreve o argumento em parceria com Laura Paredes, que assume a personagem principal.

 

23  – RETRATOS FANTASMAS de Kléber Mendonça Filho

(sessão Traz Outro Amigo Também)

Retractos Fantasmas é o novo filme de Kléber Mendonça Filho (“Bacurau”, “Aquarius” e “Som ao Redor”). Fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, o filme traz o espaço histórico e humano como o personagem principal, revisitando-o através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século XX. Como em tantas outras cidades do mundo ao longo do século XX, milhões de pessoas foram ao cinema no centro do Recife. Com a passagem do tempo, as ruínas dessas grandes salas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade. Composto em grande parte por material de arquivo, usa fotografias e imagens em movimento encontradas em acervos pessoais. Estreado no Festival de Cannes, em 2023.

 

30  – CARTA DE AMOR de Kinuyo Tanaka

(Já Não Há Cinéfilos?!, integral Kinuyo Tanaka)

Lançado um ano após o fim da ocupação americana do Japão, a estreia de Tanaka na realização explora os conflitos profissionais e pessoais de Reikichi, um veterano repatriado que procura o seu amor perdido enquanto traduz cartas românticas de prostitutas japonesas para soldados americanos.

DEZEMBRO de 2023

7 – GOLPE DE SORTE de Woody Allen

14 – O RAPAZ E A GARÇA de Hayao Miyazaki

21 – O QUE VEMOS QUANDO OLHAMOS O CÉU? de Alexandre Koberidze

28 – A LUA ASCENDEU de Kinuyo Tanaka

(Já Não Há Cinéfilos?!, integral Kinuyo Tanaka)

 

Mais informações: Cineclube de Joane