Celebre o St. Patrick’s Day com o Cascais Food Lab

Celebre o St. Patrick’s Day com o Cascais Food Lab
Fotografia: D.R.

O Dia de São Patrício, ou St. Patrick’s Day é já tradição em Cascais. E, este ano, as celebrações vão reunir à mesa a comunidade irlandesa e quem se quiser juntar à experiência gastronómica e cultural no Cascais Food Lab, no Mercado da Vila, no próximo dia 17 de Março, a partir das 19h.

Assistir a espectáculos de dança irlandesa ou provar um Irish Coffee, elaborado por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, são momentos que quem passar pelo Mercado da Vila a essa hora poderá usufruir (19h às 20h). Com a colaboração da Associação Portuguesa de Dança Irlandesa que terá os seus bailarinos a demonstrarem as suas capacidades nesta dança, que se tornou uma sensação mundial nos anos 90. Desde então, o universo da dança irlandesa expandiu-se, registando-se hoje mais de 10.000 professores qualificados, distribuídos por mais de 40 países nos 5 continentes.

Para quem desejar conhecer a gastronomia irlandesa mais a fundo, o Cascais Food Lab está a preparar um jantar temático em forma de experiência gastronómica, com o valor de 45€ por pessoa, entre as 19h e as 21h, organizado em conjunto com a comunidade irlandesa, que contará com um apontamento literário dedicado ao autor irlandês Sheridan Le Fanu.

Neste dia, as entradas do jantar especial serão “Leek potato soup with cream and herbs” e “Scallops with black pudding and crispy Parma ham”, receitas tradicionais desta época festiva, onde se destaca a sopa de vegetais e o black pudding. O prato principal será o “Chargrilled Spring Lamb”, um prato tradicional irlandês de cordeiro grelhado. O “Soda Bread”, que é um pão que entre outros ingredientes leva bicarbonato de sódio, será também degustado. Este é rápido de fazer, rico e tenro e é muito tradicional comer-se no dia de São Patrício. Para terminar será servido “Rhubarb Crumble with vanilla custard”, uma tentação difícil de resistir. Para acompanhar estas iguarias não faltarão bebidas típicas irlandesas.