Celebração do 44º aniversário da elevação a Cidade

Celebração do 44º aniversário da elevação a Cidade
Foto: DR

 Praia da Vitória distingue 31 individualidades e instituições empresariais, associativas, desportivas e culturais

 

A Câmara Municipal da Praia da Vitória homenageou 31 individualidades e instituições culturais, associativas, empresariais e desportivas do Concelho, na cerimónia comemorativa do 44º aniversário da elevação a Cidade, que decorreu na tarde de sexta-feira, dia 20, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 

A Presidente da Autarquia, Vânia Ferreira, enalteceu os seus contributos na dinamização económica, social, desportiva, associativa e cultural do Concelho, e apelou à união de todos na recuperação dos valores humanistas e solidários que caracterizaram a sociedade praiense ao longo de décadas, o que classificou como “o desígnio geracional que, sem qualquer dúvida, marcará o futuro dos nossos filhos e netos.

 

A Solidariedade que os nossos antepassados concretizaram perante as agruras do clima, do isolamento e da sobrevivência, tem de marcar a nossa acção enquanto membros activos de uma Comunidade única. Neste dia de aniversário, perante as dinâmicas sociais e económicas em curso, é imperativo que defendamos a Solidariedade e combatemos o Individualismo e o Egoísmo. Os tempos que correm provam à sociedade que só construiremos uma Comunidade quando formos capazes de olhar o Outro com respeito e inclusão. Todos nós, sem excepção, temos de recuperar a solidariedade dos nossos antepassados e concretizá-la diariamente”, enfatizou.

 

Só assim seremos Comunidade. Só assim a Praia da Vitória será um Concelho com futuro. O presente e o futuro da Praia da Vitória passam também pela sua consolidação como espaço privilegiado para a fixação de empresas, famílias e de jovens. Hoje, acreditamos que estamos melhor preparados para este desafio”, frisou.

 

Na sua intervenção, Vânia Ferreira destacou a recuperação orçamental e financeira da Autarquia alcançada e sinalizou-a como o ponto de partida para uma nova fase na dinamização municipal

 

A estabilidade financeira é uma realidade na Autarquia. O rigor nas contas, a reorganização dos serviços, a internalização dos funcionários conferindo-lhes estabilidade e justiça laboral, os investimentos internos realizados dão-nos garantias nesse sentido”, explicou, elencando, de seguida, vários projectos e medidas que revelam uma Autarquia melhor preparada para servir os cidadãos.

 

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, neste ponto, destacou a digitalização dos serviços, as plataformas dos serviços online e os mecanismos implementados de segurança e cibersegurança da informação, conferindo maior agilidade de processos e de respostas aos munícipes.

 

Com apoio da Grater, estamos a investir na qualificação das nossas infraestruturas culturais: estamos a substituir a iluminação cénica do Auditório do Ramo Grande, há anos sem qualquer investimento; e estamos a investir na introdução de novos equipamentos digitais na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, ampliando as possibilidades de usufruto e de realização de eventos, recuperando a sua génese de espaço de criação artística”, pormenorizou Vânia Ferreira.

 

Também no âmbito do Prorural, gerido pela Grater, estamos a investir em equipamentos para o reforço da capacidade municipal de manutenção dos espaços verdes, das zonas balneares e de gestão dos cursos de água; estamos ainda a investir, neste âmbito, na ampliação e qualificação dos meios municipais para resposta a catástrofes e situações de emergência, reforçando as capacidades do nosso Serviço Municipal de Proteção Civil, com ganhos significativos para a proteção das populações. Todos os projectos apoiados pela Grater representam um investimento municipal de 600 mil euros”, anunciou.

 

“Com o apoio do programa comunitário Açores 2030, faremos investimentos no parque escolar; vamos solucionar o parque empresarial da Vila das Lajes; e tornaremos a nossa orla costeira mais resiliente aos efeitos decorrentes das alterações climáticas. A expensas próprias – possíveis pela estabilidade financeira que alcançámos – investimos e continuaremos a investir nas acessibilidades no Concelho; na qualificação das zonas balneares; em programas de apoio social, desportivo e associativo; na consolidação de um sistema municipal de Proteção Civil; em programas de apoio à comunidade; reforçámos anualmente os pacotes financeiros de delegação de competências às Juntas de Freguesia; respondemos afirmativamente aos apoios logísticos solicitados; ampliamos significativamente a agenda cultural e de eventos nesta Cidade; mostrámo-la ao mundo e promovemo-la turisticamente dentro e fora de portas”, disse a autarca praiense.

 

Segundo a Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, os vários prémios recebidos pela Autarquia comprovam o valor e notoriedade do trabalho feito.

 

No discurso oficial, Vânia Ferreira destacou ainda a redução do prazo de pagamento a fornecedores (contributo para a tesouraria das empresas), a redução para as famílias da taxa de participação no IRS, os programas de apoio social e educativo em curso, as iniciativas culturais e os apoios financeiros e logísticos que a Autarquia tem prestado às Juntas de Freguesia e às Instituições do Concelho.

 

“Estamos orgulhosos deste percurso. Mas, acima de tudo, continuamos empenhados em mantê-lo. Foi esse o nosso compromisso. É esse o nosso desígnio. A Praia da Vitória está mais forte, mais coesa, melhor preparada para os desafios que se avizinham. Mas para mantermos o rumo, temos de estar unidos, temos de ser solidários, inclusivos, empenhados e dedicados à causa pública, ao nosso Concelho”, sublinhou.

 

Na cerimónia comemorativa do 44º aniversário da elevação da Praia da Vitória a Cidade foram homenageados com a medalha de mérito municipal bronze (Desporto) Pedro Costa, Bruna Costa, Matilde Moules, Joaquim Barcelos, Tiago Costa e o Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal; com a medalhas de mérito municipal prata (Desporto), pelos 50 anos de existência, o Grupo Desportivo dos Biscoitos, o Terceira Automóvel Clube, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, o Grupo Desportivo das Fontinhas e o Grupo Desportivo e Recreativo da Agualva; com a medalha de mérito municipal bronze (Cultura) o Grupo Folclórico Doce Esperança, pelos 25 anos de actividade, e Manuel Pires; com a medalha de mérito municipal bronze, e pelos 25 anos de actividade, as empresas Eniciale, Adega Cooperativa dos Biscoitos, José Valadão e Filhos, Clínica Médica da Praia da Vitória, restaurante “o Pescador”, Ivoconta, Praia Ferragens, Imobiliária Praiense, o Centro Comunitário da Casa da Ribeira (pelos 25 anos de actividade), Francisco Ferraz, Gerardo Meneses, Lourdes Pereira, Guilherme Vasconcelos, Gonçalo Gil e Gilberto Franzon; e com a medalha de mérito municipal prata, pelos 50 anos de actividade, a Terceirense Rações, a Casa Astória e a Associação Agrícola da Ilha Terceira.

 

Na cerimónia, foi oferecido o livro “Os Sinais da Escrita – Ensaio Nemesiano”, da autoria de Eduardo Ferraz da Rosa, cuja apresentação pública ocorrerá brevemente.

WEBSITE